Consistência dos trabalhos fez a empresa crescer

Consultoria de negócios que está no mercado há 20 anos, tem carteira com 350 clientes e mantém, nos últimos cinco anos, crescimento de 20% ao ano.

 

Em1994, após desfazer uma sociedade, a consultora de negócios Ana Vecchi decidiu alçar voo solo. A empresa nasceu como Vecchi Consulting & Franchising. Ela conta que no início da década de 1990, queria aplicar o modelo de gestão industrial no varejo e levar os procedimentos de padronização do franchising para a indústria. “Percebia que tanto a indústria quanto o varejo, tinham conhecimentos específicos e queria que os processos, indicadores e qualidade total da indústria suprissem o varejo. Ao mesmo tempo, o varejo tinha mais agilidade e procedimentos muito claros, por conta da estrutura pequena, que eu queria introduzir na indústria.”

 

Ela diz que, depois de algum tempo, sua percepção empírica ganhou denominações. “O reposicionamento de marca passou a ser chamado de branding, e treinamento e desenvolvimento virou capacitação. Fui promovendo no mercado a evolução de uma série de sistemas e conhecimentos que ganharam nomes diferentes. Escrevi um artigo questionando se houve inovação, ou a evolução de processos e conhecimentos.”

 

A atuação em outra consultoria, garantiu a ela um nome no mercado, o que contribuiu para conquistar os primeiros clientes. “Eles sempre vieram por indicação, ou após uma apresentação. Sempre fui muito convincente. Essa é a minha atitude ativa para conquistar clientes.” Segundo ela, no início, foi a consistência dos trabalhos que fez a empresa crescer. “A continuidade disso foi minha associação com  Paulo Ancona. Ele vinha da indústria e já tinha uma consultoria de gestão de negócios para a indústria. Em 1999, formamos uma sociedade e a empresa virou Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica.”

 

Ana afirma que o sócio agregou muito ao negócio. “Eu tinha forte conhecimento de varejo, marketing e de franquias. Ele, de indústria, gestão e da parte administrativa e financeira.”

 

Ela diz que a cultura de gestão de indústria de Ancona deu ao negócio grande diferencial em relação aos concorrentes. “Fomos precursores em trabalhar a indústria indo para o varejo direto. Um exemplo é o Quiosque Chopp Brahma, que conceituamos e criamos. Esse é o case que as pessoas reconhecem mais facilmente, mas temos uma série de marcas que nasceram dessa visão.” Ela diz que também foi precursora da franquia social, que trata Ong’s como empresas, assim podem crescer e expandir suas atividades e atender mais pessoas. Hoje, a consultoria cresce 20% ao ano, e conta com 12 pessoas fixas. “Trabalhamos com uma rede de 20 consultores autônomos, parceiros em alguns projetos. Em 20 anos de mercado, já atendemos 350 clientes.” Ana conta que a Vecchi Ancona faz desde a estruturação de novos negócios, ou dos já existentes, posicionamento de marca e consultoria de gestão.

 

Para quem quer empreender, ela recomenda a elaboração de um plano de negócio, com a definição do mix de produtos, público alvo, recursos necessários, e estudo de geomarketing para definir quais são as praças que têm melhor potencial para aceitar esse conceito de negócio. “Em seguida, vem a implementação. Recomendo que esse empreendedor tenha o apoio de especialistas como consultor, arquiteto e advogado. Os

Consultores atuam como maestros nessa orquestra de especialistas, indicando a hora certa para cada um deles entrar em cena. Assim, otimizamos os recursos dos nossos clientes.”

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