Estagnação leva a rever processos e corrigir erros

Em 2008 a rede Moldura Minuto somava 25 lojas. Mas o franqueador Antonio Carlos Viegas não estava satisfeito com os resultados da operação nem motivado a expandir seus negócios. Hoje, ele tem 80 lojas, sendo 74 franqueadas, e tem planos de chegar a 150 em todo o país. Elídio Biazini, dono da rede Didio Pizza, após aderir ao franchising em 2010, abriu 18 unidades. Mas os franqueados não repetiam a mesma rentabilidade observada em suas lojas próprias, comprometendo o projeto de expansão da rede. Hoje, as 24 unidades apresentam um desempenho homogêneo e Biazini se sente confortável com a meta de chegar a 320 unidades no país em dez anos.

Viegas e Biazini buscaram nos seus procedimentos como franqueadores a origem dos problemas de suas redes. Um procedimento que segundo consultores não é tão comum como deveria ser. “Diante da estagnação dos negócios o comportamento típico é culpar os franqueados, a concorrência e até o consumidor, quando muitas vezes é a estrutura da rede que deixa a desejar”, diz Paulo Ancona, que assessorou reestruturação promovida por Viegas. (...)

A Moldura Minuto foi criada em 1999 e passou a franquear no ano seguinte. Antonio Viegas diz que o conceito proposto de emolduração rápido, em apenas uma hora, era novidade no Brasil e impulsionou uma expansão acelerada dos negócios. “Como era novidade, todos os franqueados vendiam bem, não havia problemas”, diz.

Viegas também se empolgou. Abria unidades de forma aleatória, sem a devida triagem dos franqueados. “Vendia para quem queria comprar.”

A estrutura de suporte às lojas não acompanhou o crescimento. Eram apenas dois funcionários responsáveis por abrir novas unidades e orientar os antigos franqueados. A orientação era realizada com base em análises subjetivas sobre o desempenho do lojista. Ninguém era cobrado se não seguisse as recomendações. Ao mesmo tempo concorrentes começaram a surgir. Resultado: negócios em queda e franqueados insatisfeitos.

A reestruturação começou com um diagnóstico, com base em índices objetivos, de toda a rede. Hoje 15 indicadores são utilizados para a análise de cada unidade e seus funcionários, permitindo que quedas de desempenho sejam detectadas com rapidez e, para cada problema, já haja uma recomendação... Atualmente, 45% dos franqueados possuem mais de uma loja Moldura Minuto.

Elídio Biazini promoveu uma série de mudanças, que proporcionaram uma redução de custos e queda das reclamações dos clientes do franqueados da rede por erros no preparo da pizza.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon