Ganha força a ditadura do vendedor

A máxima que diz “O cliente sempre tem razão” está perdendo terreno. Atravessamos uma fase em que muitas companhias fazem questão absoluta de deixar marcado seu “conceito de negócio” a qualquer custo, mesmo que isso represente incomodar e irritar os clientes.

 

O conceito de cada negócio é o que o identifica perante o público, motivo pelo qual é importante que seja de fácil entendimento e bastante divulgado. Ocorre, no entanto, que muitos desses padrões têm se fixado de maneira impositiva, quase ditatorial. É uma postura equivocada, pois não permite à empresa saber o quanto aquilo agrada (ou não) o seu público. Temos aí o ponto de partida para uma “ditadura dos vendedores”, que inverte os princípios básicos do marketing e da qualidade. Nesse cenário, o cliente não é mais o centro das atenções.

 

Agora, é ele que deve se adaptar aos novos paradigmas e à forma de atendimento que vêm “de fábrica”.

 

Cada vez mais despenca o investimento com recursos humanos ou  materiais para prestar uma melhor assistência aos frequentadores de qualquer ambiente – no cinema, onde não mais existe o lanterninha; em lojas de varejo, onde a quantidade de caixas costuma ser insuficiente para evitar filas; em eventos esportivos ou culturais, onde o conforto e a segurança do público são artigos de luxo.

 

Igualmente importantes seriam os esforços para determinar a satisfação de quem consome um produto ou utiliza determinado serviço. Contudo, muitas marcas resolveram não pedir mais a opinião de seus clientes, essencial para aprimorar o que é oferecido. A situação só vai mudar quando o consumidor exigir seus direitos. Só então o mercado vai perceber que chegou o momento de deixar de lado o que cada marca “acha” para novamente respeitar o cliente.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon