Verão Gelado e Lucrativo

March 2, 2016

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes, o consumo no Brasil passou de 685 milhões para 1,2 bilhão de litros nos últimos 10 anos.

 

O consumo de picolés e sorvetes de massa no Brasil registrou um aumento relevante, de 2003 a 2013. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), as vendas passaram de 685 milhões para 1,2 bilhão de litros ao longo da década, o que representa uma alta de mais de 80%. Apesar de um avanço expressivo neste período, o setor ainda tem bastante espaço para crescer, o que pode significar boas oportunidades de negócios em um país tropical que conta com altas temperaturas quase o ano todo.

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Para a diretora da consultoria Vecchi Ancona - Inteligência Estratégia, Ana Vecchi, diferente do que se imagina, há um mundo de possibilidades nesse mercado, basta saber trabalhar.  Além disso, é lenda acreditar que o brasileiro não toma sorvete no frio. “No caso dos picolés é importante formar um canal de vendas e distribuição muito fortes. Nos estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste quase não há sazonalidade, pois o calor acontece durante praticamente o ano todo”, diz a consultora.

 

Segundo ela, vale, estabelecer parcerias entre a sorveteria e um restaurante da praça de alimentação do shopping center com promoções que envolvam o picolé em um combo, do tipo: “Compre o prato da marca X com uma bebida e ganhe picolé”. “O importante é estimular a venda. No caso do Sudeste, por sua vez, vale criar sobremesas agregando ao sorvete outros itens que funcionam bem no inverno, como a sobremesa com calda combinada ao picolé ou ao sorvete de massa, o petit gateau, caldas quentes, seja de chocolate ou de frutas, crepe com sorvete ou mesmo a tapioca, que está na moda, etc.”, orienta.

Ainda segundo ela, a ideia é variar o mix no inverno e não precisa ser nada absurdo. Além de criar a sobremesa que leve sorvete, porque não ter uma linha de bebidas com o produto, sejam elas à base de leite, café ou até mesmo alcoólicos.

 

“Outro ponto importante é criar um ambiente no ponto de venda que remeta ao calor e ao verão. Isso vai estimular as pessoas a quererem sorvete. Pequenas mudanças na iluminação, das toalhas de mesa, quadros e jogo americano devem resolver isso”, completa.

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