Empresa deve ter modelo de negócios adaptável
Especialistas sugerem a escolha de um perfil de administração, mas afirmam que é impossível gerenciar uma organização com apenas um método para sempre.
No mundo dos negócios, ter um produto ou serviço inovador talvez não seja mais um diferencial. É preciso buscar modelos não apenas de se destacar no mercado diante da concorrência. Um modelo de negócio pode ser uma ferramenta rumo ao sucesso, pois é por meio dele que se descreve o estado atual e o futuro de uma organização e relata os objetivos e as etapas a serem cumpridas para alcançar essas metas, minimizando os riscos.
Um modelo de negócios descreve a racionalidade de como uma organização cria, entrega, e captura valor. Especialistas são unânimes ao afirmar que é impossível que uma organização seja gerenciada de uma única forma para sempre.
De acordo com o professor Rodrigo Carvalho, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da ESPM Rio, o modelo de gestão de um negócio tem que ser bem planejado e deve ir se adequando às mudanças como concorrentes, economia, entre outros fatores. “Um modelo de negócios descreve a racionalidade de como uma organização cria, entrega e captura valor”.
(...)
Ana Vecchi, diretora da consultoria Vecchi Ancona Inteligência Estratégica, disse que empresas de pequenos e médios portes erram em seus modelos por não terem a cultura de fazer a gestão completa, e sim por departamentos. “O melhor modelo é aquele que é capaz de traçar os objetivos do processo empresarial. É preciso definir tudo, quem é o responsável, quando e quanto ele tem que fazer”, comentou a especialista, que ressaltou que o modelo de gestão deve primar uma liderança comprometida com a excelência de seus produtos e serviços, que é o ponto chave do desenvolvimento de qualquer organização. (...)
Tags: