top of page

Gestão de projetos exige qualificação e liderança

Os gerentes de projetos, essenciais para mudar estratégias da empresa e reduzir custos, continuam muito requisitados pela indústria, setor com pouco investimento e baixa competitividade neste momento.

Para Paulo Ancona Lopez, diretor da consultoria Vecchi Ancona, a escassez é um círculo vicioso. “O mau resultado dos últimos anos prejudicou o surgimento de profissionais na indústria, que acabam optando por outras carreiras”.

O consultor diz que para superar o problema a empresa deve investir na qualificação, assim como estipular os recursos que o profissional terá. “De nada adianta um projeto ter um planejamento perfeito, mas não ter tempo, pessoal e recursos. Além disso, um bom gestor precisa ser um líder que consiga motivar e fazer com que os envolvidos caminhem dentro do planejado”.

Planejamento

Lopez indica que os projetos devem ser acompanhados, em seu passo a passo, por indicadores, custos e prazos. Somente assim é possível identificar problemas e corrigi-los. Já Juliana Macedo, gerente de Rh da Total Lubrificantes, acredita que a crise econômica e o alto número de multinacionais que ingressaram no País deixaram a escassez de talentos mais evidente.

“Quando as empresas de recrutamento fazem a seleção de profissionais, acabam encontrando qualificação baixa, os poucos profissionais qualificados terminam sendo disputados por diversas empresas do setor”, explica. A solução que a Total encontrou foi a criação de um plano interno de desenvolvimento de jovens talentos. “Buscamos jovens de boa formação para que encontre um caminho dentro da organização, eles são nosso recurso do futuro e a qualificação é feita dentro da empresa” conta.

bottom of page