CRI(S)E

March 3, 2016

Se para algumas redes a numeralha dos economistas tem impactado negativamente a operação, há quem pense diferente: não existe melhor momento para inovar do que aquele em que é necessário.

Como lidar com o cenário de crise que parece tomar conta de todos os “planos de fundo” dos varejistas brasileiros? Inovação tem sido a palavra para responder a essa pergunta. Ao contrário do que parece, inovar não é criar algo surpreendente, mas, sim, transformar o que é velho em novo, encontrar soluções para problemas e melhorias para antigos processos. É aumentar o valor percebido pelo cliente e pelos acionistas. “A inovação precisa ter valor percebido, senão será apenas uma tentativa, uma invenção”, enfatiza o professor Marcelo Pimenta da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Clayton Christensen, professor de administração em Harvard e autor do livro “O dilema da inovação” cita três tipos diferentes de inovação. O primeiro é aquela evolutiva, ou incremental, como as melhorias de produto, que proporcionam uma melhor percepção da marca no mercado. Há também a inovação revolucionária (ou radical), que traz criações inesperadas e impactantes, mas que afetam apenas o mercado existente. Por fim, existem as inovações disruptivas, geralmente movidas por tecnologias de ponta, que criam novos mercados e, muitas vezes, substituem tecnologias e modelos de negócios existentes.

“Os processos produtivos e de comercialização caminham na direção da oferta de produtos e serviços cada vez mais padronizados. Essa condição comprime as margens e reduz consequentemente a rentabilidade das operações. Os esforços de inovação se fazem ainda mais necessários nesse ambiente”, explica o professor Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar).

“O mercado quer melhores propostas e benefícios. Quem souber oferecer, comunicar e entregar essas premissas ganha”, afirma Ana Vecchi, diretora da consultoria Vecchi Ancona Inteligência Estratégica. (...)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon