Comércio prevê aumento de 2% nas vendas

March 3, 2016

Empresários acreditam que os produtos do setor de vestuário, calçados e acessórios devem ser os presentes mais vendidos.

 

Com a queda das vendas por causa da crise econômica, muitos comerciantes depositam suas esperanças de recuperar parte dos prejuízos nas datas comemorativas. Porém, apesar de elas representarem uma boa perspectiva de alívio para as contas, é preciso se preparar bem para aproveitar as oportunidades criadas por esses momentos. Com o estímulo das promoções, liquidações, propaganda, formas diferenciadas de crediário, descontos e facilidade de pagamento, comércio lojista espera um aumento de 2% nas vendas no Dia dos Pais.

O dado foi divulgado pelo Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL/Rio), após pesquisa que ouviu 500 lojistas do Rio de Janeiro dos ramos de roupas, calçados, joias e relógios, eletroeletrônicos, livros, celulares, artigos esportivos, perfumes e acessórios masculinos (cintos e carteiras) para conhecer a expectativa dos empresários para o Dia dos Pais. Segundo o levantamento, o ambiente no comércio é de moderado otimismo, mostrando que só 46% dos lojistas esperam um movimento melhor este ano em relação a 2014. Eles acreditam que os produtos do setor de vestuário (comuns e esportivos), calçados (incluindo tênis, sandálias e chinelos) e acessórios (carteiras e cintos) devem ser os presentes mais vendidos.

“Apesar do atual cenário de dificuldades da economia, com o aumento da inflação, a perda de fôlego no mercado de trabalho e o freio no crédito, fatores que inibem o consumidor, a inadimplência no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro diminuiu 0,4% em junho em relação ao mesmo mês do ano passado, e a quitação das dívidas aumentaram 1,8%.

Esse quadro sinaliza uma pequena, mas possível recuperação das vendas para o segundo semestre”, analisa o presidente do CDL/Rio, Aldo Gonçalves.

Os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$ 100,00 e que a maioria dos clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de cheque pré-datado, da venda a prazo (crediário), cartão de débito e cartão da própria loja e à vista (em dinheiro).

“Fazendo comunicação adequada, e-mail marketing, usando as mídias sociais de forma sugestiva, mas diferenciada, tendo uma equipe bem treinada e um bom produto para vender, a tendência é acumular bons resultados”, sugere o diretor da consultoria Vecchi Ancona, Paulo Ancona Lopez.

Segundo Lopez, alguns cuidados devem ser tomados na hora de começar a se organizar para a data. Nas lojas, as equipes de vendas não devem usar o velho discurso:

“Já que está procurando algo para seu pai, vamos ver algo para você estar bonito no dia de dar o presente?”, indica. “Procure fazer um atendimento ágil, porém bem sugestivo - desde que o cliente goste disso. Há pessoas decididas, que gostam de se sentir livres para escolher, e as carentes ou inseguras, que precisam de mais atenção, orientação. Sugira complementos, mude a vitrine nos detalhes, aqueça nos dias mais frios e refresque nos mais quentes. Faça promoções interessantes. Seja criativo com a equipe e nas propostas visuais”, orienta o consultor.

Outro ponto importante segundo o consultor, é que a equipe tenha um bom treinamento. “As vendas começam pelo encantamento do consumidor, que muitas vezes parou na vitrine. Claro que é preciso encontrar um meio termo entre a abordagem invasiva e aquela tímida, pois há diferentes perfis de compradores circulando nessas épocas”, orienta acrescentando o vendedor deve está atento àquilo que o consumidor pede. “Não vale empurrar aquele item que está encalhado na loja ou insistir para que o cliente leve um produto que não é o que estava na pauta. Dicas, claro, são importantes – vale mostrar aquela peça que vai combinar com um determinado sapato, como um cinto, par de meias, uma pasta que o executivo carregue seus pertences de trabalho, como o notebook, etc”, completa.

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