Como manter uma equipe motivada em tempos de crise

March 3, 2016

Empresas e funcionários buscam melhorias neste momento complicado.

 

As perspectivas para a economia brasileira, neste segundo semestre, são as mais desafiadoras dos últimos dez anos. O panorama de crescimento do País vem assustando empresas e pessoas, principalmente por conta das medidas tomadas pelo governo para equilibrar o curso econômico. Inflação alta, desequilíbrio cambial e os recentes ajustes fiscais têm impactado o dia a dia das corporações, trazendo um novo cenário e um certo questionamento: como manter uma equipe motivada nesta fase?

A crise provoca ansiedade e medo devido ao incerto. Esses sentimentos podem gerar um estado de congelamento nos profissionais, fazendo com que as atitudes fiquem paralisadas e resulte em um possível desempenho mais fraco do funcionário e, principalmente, na incerteza do nível de negócios futuros. Isso dificulta e afeta o fluxo de caixa da empresa e causa problemas para análise do fluxo futuro, tomando as decisões mais difíceis e inseguras.

Além disso, os resultados dos negócios acabam afetando a estrutura da empresa. “Todo esse clima acaba por minar o bom andamento da corporação e é necessário manter o nível de motivação e comprometimento do pessoal interno, bem como dos fornecedores e parceiros”, comenta Paulo Ancona Lopez, diretor da consultoria Vecchi Ancona Inteligência Estratégica.

(...)

 

OS BENEFÍCIOS DE UMA EQUIPE MOTIVADA

Uma equipe motivada continua a acreditar na empresa, na importância de seu trabalho e segue comprometida com a mesma, mesmo em tempos de dificuldades, assumindo, para si, parte do esforço para alavancar novas etapas, melhores resultados, mudanças e melhorias.

Sem ânimo, sem expectativas e visão de futuro, qualquer equipe tende a relaxar no esforço, por não acreditar que isso tenha algum valor;

A Universalização de informações, a comunicação clara e objetiva proferida por executivos preparados - que tenham, por exemplo, elementos de gestão de equipes bem sólidos - deverão ser uma constante. Um só boato poderá colocar tudo a perder. Por isso, o que é falado deve ter total sintonia com o transmitido pela linguagem não verbal.

(...)

Para Lopez, da Vecchi Ancona, tanto os diretores quanto os funcionários devem saber que motivação sem uma razão é coisa que não existe e não funciona. Além disso, o empregado deve ter foco e objetivo. “Estar motivado a troco de nada não funciona e por isso acreditamos em programas de treinamento que só utilizam esse termo como se fosse algo palpável, sem, contudo, que isso esteja acompanhado de um plano de ação”, esclarece. A partir daí, a equipe vai ter uma razão para juntar forças, iniciativas, trabalho coletivo, visando atingir os objetivos propostos e sabendo o porquê daquilo ser importante.

(...)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon