Franquia de camisa retrô de futebol em quiosque com bike custa R$ 59 mil

March 9, 2016

A paixão pelo futebol e a vontade de resgatar o charme de uniformes antigos motivaram a criação de franquias que homenageiam o passado do esporte. É o caso da Retrô Gol e da Liga Retrô. O investimento começa em R$ 59 mil, e os modelos incluem até pequenos quiosques em formato de bicicleta.

 

A Retrô Gol, que já tem quiosques tradicionais em shoppings desde 2013, lançou no mês passado a "bike store", que simula uma loja na bicicleta, mas é na verdade um quiosque.

 

Tem uma bicicleta acoplada a um armário, mas ela não circula de verdade. É feita para ficar parada em espaços como shoppings. O investimento inicial de R$ 59 mil inclui a bicicleta adaptada, taxa de franquia, estoque inicial e capital de giro. Por ser novidade, os dados de faturamento, lucro e prazo de retorno ainda não foram definidos.

 

Os 12 quiosques tradicionais da marca estão em shoppings e no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O investimento para um quiosque parte de R$ 99 mil, com custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro. O faturamento médio mensal é de R$ 30 mil, com lucro de 18% a 30% (R$ 5.400 a R$ 9.000). O retorno do investimento é após 24 meses. Todos os dados são da empresa.

 

Na Liga Retrô, o investimento inicial começa em R$ 115 mil para um quiosque, e R$ 200 mil para loja, inclusos custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro. O faturamento médio mensal é de R$ 50 mil, com lucro médio de 15% (R$ 7.500). O retorno do investimento também é após 24 meses. As informações são da empresa.

 

Resgate de ídolos do passado

 

As duas marcas nasceram a partir da paixão dos empreendedores pelo esporte. "No futebol, os grandes ídolos do passado são eternamente venerados, mas o varejo esportivo não percebia esse fato como uma oportunidade. Entre tantos produtos licenciados, nenhum remetia ao passado", diz Leonardo Klarnet, sócio da Liga Retrô.

 

Klarnet criou a marca em 2006, inicialmente como uma loja virtual. Em agosto de 2007, abriu uma loja física no Rio de Janeiro e, em 2010, transformou o negócio em franquia. Hoje, são 30 unidades, das quais três são próprias.

 

A Retrô Gol foi criada pelo publicitário Henrique Coronati, que jogou futebol profissionalmente durante a adolescência, e por sua namorada Thais Sampaio, que trabalhou por dez anos com expansão de redes de franquia. A primeira e única unidade própria foi aberta em um shopping de Santo André (24 km ao sul de São Paulo) e, cinco meses depois, virou franquia.

 

Camisas custam até R$ 160

 

As marcas trabalham com réplicas e edições comemorativas de camisas antigas de times brasileiros, internacionais e seleções, além de acessórios, como chaveiros e canecas. Na Retrô Gol, as camisas custam de R$ 99 a R$ 160, e os acessórios, a partir de R$ 15 (chaveiro). Na Liga Retrô, as camisas variam de R$ 79,90 a R$ 129,90. Acessórios custam a partir de R$ 15,90 (chaveiro).

 

As duas marcas focam a expansão nas regiões Sudeste e Sul. Mas, segundo a sócia Thais Sampaio, a Retrô Gol evita bater de frente com a Liga Retrô em áreas em que a concorrente já está instalada. "Procuramos nos instalar longe do concorrente para manter a saúde financeira do nosso franqueado", afirma.

 

Há mercado, mas avalie números

 

Para Ana Vecchi, da consultoria especializada em franquias Vecchi Ancona, existe mercado para as redes de franquia de produtos relacionados ao futebol, incluindo aquelas de times, como Poderoso Timão, do Corinthians, e Academia Store, do Palmeiras. No entanto, ela diz que é melhor investir em uma loja multimarca.

 

"Assim, é possível atender a todos os apaixonados por futebol e não ficar sensível à sazonalidade que o desempenho dos clubes nos campeonatos impõe", diz. Ela afirma que evitar bater de frente com concorrentes nos mesmos locais é uma estratégia inteligente, principalmente enquanto a rede está se estruturando.

 

Segundo a consultora, é importante que o candidato à franquia avalie detalhadamente os números de cada marca, principalmente em um momento de crise. "Os números apresentados estão condizentes com o mercado, mas talvez fosse interessante reduzir o valor de investimento para que o franqueado tenha uma margem de lucro melhor e consiga o retorno mais rápido", declara.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon