Geração antenada tem visão global e gosta de arriscar

Longe de ser um movimento passageiro, impulsionado pela economia em baixa e queda dos postos de trabalho, a entrada de jovens franqueados no universo do franchising só tende  a crescer. Essa é a opinião da consultora Ana Vecchi, da Vecchi & Ancona Consulting. “Trata-se de uma geração com visão atualizada e global, que sabe pesquisar e visualizar o que acontece nos grandes mercados e, ao contrário de um passado recente, querem empreender”, afirma.

“Tem horas, é claro, que batem cabeça, pela falta de alguma ruga no rosto, de alguma experiência a mais de vida, e é nesse momento que o acompanhamento do franqueador é essencial para o sucesso do negócio.”

Este também é o pensamento de Jean Chu, sócio da rede Los Paleteros. Para ele, o apetite de risco e o desejo de controlar a própria vida de forma mais voraz são características da nova geração, que prefere empreender a fazer carreira. “Eles compõem o perfil  ideal para nossa marca, que é jovem, colorida e bastante atual”, afirma Chu.

Há três anos no mercado, a rede conta com 100 unidades franqueadas, das quais 20 comandadas por jovens abaixo dos 35 anos.

Com duas décadas de atuação no mercado e 11 anos de franchising, Altino Christofoletti, sócio fundador da Casa do Construtor, não titubeia ao dizer, que teve de mudar o pensamento e a forma de agir com a chegada dos primeiros jovens franqueados à rede no último ano.

Até então, a preocupação da consultoria de campo era com os indicadores de desempenho das unidades, já que a gestão de pessoas e o respeito ao manual já faziam parte do dia a dia dos franqueados mais experientes. “Hoje, temos de estar mais preparados, oferecer  tecnologia para a coleta e análise dos dados”, afirma.

“Eles trazem uma visão mais moderna para o negócio. Demoram um pouco mais pegar a habilidade do dia a dia, mas quando assimilam, deslancham bem mais rápido. São mais questionadores e exigem respostas rápidas”. Com 25 unidades, a Casa do Construtor tem 15% de seus franqueados abaixo dos 30 anos e está de olho na chegada de outros tantos.

Foi-se o tempo em que os milleniuns eram apenas clientes das redes no Brasil e no resto do mundo. A edição da Feira do Franchising 2015, em junho, foi um bom termômetro do aumento da entrada de jovens empreendedores no segmento.

Embora não haja um setor específico que atraia mais este público, é certo que áreas ligadas à tecnologia, que exigem uma formação mais sólida, além de beleza, saúde e bem estar tendem a sair na frente.

A rede Dr. Shape, pioneira na área de suplementação alimentar e artigos esportivos, com 48 unidades em operação, confirmou a preferência na prática.

“Não é só o franchising que está assistindo a esta mudança, mas o varejo como um todo”, afirma o franqueador Roberto Kalaes.

“As próprias universidades têm abordado o tema empreendedorismo com maior eficiência, o que leva esta geração a pensar mais nesse caminho como objetivo de vida.”

Ciente de que se trata de um candidato arrojado, dinâmico, que quer alcançar suas conquistas de forma muito rápida, a rede redesenhou seus processos de consultoria de campo e, principalmente, seus treinamentos, que ganharam horas a mais.

“Eles precisam ser monitorados de perto para não colocar os pés pelas mãos”, garante Kalaes. “A rede tem de dar treinamento e segurar a corda para eles não voarem para o lado errado.”

Investir forte em treinamento e redobrar o cuidado na hora de selecionar os candidatos a franqueado é a receita da Mr. Beer para lidar com os novos parceiros.

Entre os 60 franqueados da rede, que juntos respondem por 80 pontos de venda, 20% tem menos de 30 anos. “Nosso maior desafio é fazê-los entender que comprar uma franquia é se tornar um empresário, sem hora para entrar ou sair, que precisa gerir pessoas, administrar as finanças e não se deixar levar mais pelo emocional do que pelo racional”, diz o franqueador Fabiano Wohlers.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon