Grande ABC se destaca como principal região para investimento em franquias

March 3, 2016

A região do ABC Paulista tem se destacado pelo crescimento significativo no segmento de franquias. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a média de crescimento no número de franquias na região foi de 13,8% superando a marca do aumento nacional, que foi de 9,8%. A ABF afirma, ainda, que a expectativa para 2015 do ramo de franchising é de um crescimento próximo a 7% em todo o Brasil e o ABC tem total condição para manter os bons resultados e alcançar este número.

Segundo Filipe Sisson, diretor regional interior de São Paulo da ABF, o destaque da região pode ser atribuído a dois fatores principais: grande concentração de pessoas e uma concorrência menor.

A rede Seletti Comida Saudável, atualmente com três unidades no ABC, situadas em Santo André, no Shopping ABC, no São Bernardo Plaza Shopping e Park Shopping São Caetano, acredita que a marca tem grande potencial por conta da falta de opções de comida leve e saudável em centros comerciais. Luis Felipe Campos, diretor e idealizador da rede, afirma que a região é muito importante para a rede, pois apresenta grande espaço e pouca concorrência.

“Temos planos de expansão, como, por exemplo, o modelo de franquia Seletti Fit, ideal para ser instalado em espaços pequenos, como academias, postos de gasolina, livrarias, etc. Ele tem um mix de produtos mais enxuto,  composto principalmente por bebidas como nossa linha de sucos e Mattes, açaís, wraps, etc.”, conta o diretor.

Pesquisas da ABF apontam que os segmentos de alimentação e serviços são um dos que mais se destacam quando o assunto é franquia.  Porém, Paulo Ancona Lopez, diretor da Consultoria Vecchi Ancona, afirma que os últimos resultados apresentam maior crescimento em segmentos de comunicação, informática e serviços.

O Grupo VA, organização especializada em licenciamento e franquias, possui três marcas atuando no grande ABC. Um dos principais destaques é a rede Doutor Lubrifica, um tipo de serviço inovador em soluções automotivas delivery, onde o cliente entra em contato com a empresa informando o problema do seu carro e um profissional vai até ele para resolver. O grupo conta também com as marcas Evolute Cursos, Pop Idiomas e Web4Br. Segundo Carlos Diego Oliveira, diretor de franquias do Grupo VA, o ABC, muitas vezes, apresenta resultados melhores, comparados a grandes capitais, como São Paulo. “Alguns de nossos franqueados demonstram certa vantagem perante o restante do estado, e em alguns casos até com relação ao restante do Brasil. Nas marcas Evolute Cursos e Pop Idiomas, por exemplo, a diferença de faturamento chega a ser de até 20%, sem contar que o público é mais esclarecido tornando a aceitação dos nossos serviços muito maior”, completa.

Para os empresários interessados em investir em franquias na região, a ABF informa que, para obter resultados positivos e crescimento, importante se identificar e concordar com o sistema de franchising, além de conhecer a empresa e julgá-la confiável. Por fim, aconselha que as marcas escolhidas sejam associadas à instituição; se possuem o Selo de Excelência e ainda um de nossas principais recomendações: conversar com alguns franqueados da rede em que se quer ingressar.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon