Lojas em lugares inusitados podem render bons ganhos

Instalar lojas nas ruas, nos shoppings centers e nos pequenos centros comerciais é ação comum. Esses são os locais mais procurados e avaliados para a instalação e abertura de lojas dos mais variados segmentos e portes. No entanto, um movimento diferente vem acontecendo especialmente entre as redes de franquias, que estão desbravando locais inusitados para a abertura dos seus pontos comerciais.

As lojas vêm sendo abertas dentro de supermercados, livrarias, academias, universidades, postos de gasolina e até em escolas de ensino fundamental e médio! De acordo com Ana Vecchi, diretora da consultoria Vecchi Ancona - Inteligência Estratégica, que há mais de 20 anos auxilia redes de franquia, além de marcas do varejo e da indústria a se desenvolverem, conta que a busca por esses locais alternativos pode ser estratégica. “Além de apresentar valores mais atrativos de aluguel e de manutenção, esses espaços dão acesso a novas bases de clientes”, avalia. As vantagens, de acordo com Ana Vecchi, são evidentes, mas fatores como: fluxo de visitantes, presença de concorrentes e gastos com reformas devem ser levados em conta. “Os custos com divulgação também merecem atenção, assim como a avaliação quanto à logística e sazonalidade”, afirma a consultora.

Pensando em todos esses fatores, o Seletti Culinária Saudável, que é a rede número 1 de fast food saudável, resolveu apostar em locais alternativos, especialmente com seu modelo compacto de loja, o Seletti Fit. A primeira unidade com essa formatação, que tem mix de produtos reduzido e, consequentemente, administração mais simplificada, abriu as portas em um posto de gasolina. De acordo com Luis Felipe Campos, a escolha do ponto se deu por uma conjunção de fatores, entre eles o valor da locação e a possibilidade de encontrar novos consumidores. “O Seletti tem 100% das suas lojas convencionais instaladas em shoppings centers. Levar a marca para um local de ampla circulação de pessoas, vindas dos mais variados pontos da cidade, é uma forma de pulverizar a marca”, avalia o executivo, que aponta que o Seletti Fit deve ter outras três unidades abertas ainda em 2015 no eixo Rio-São Paulo, priorizando espaços alternativos.

Outra rede que começa a apostar em locais inusitados para abertura de unidades é a ORTOPLAN - Especialidades Odontológicas. A rede natural de Foz do Iguaçu, considerada a maior do Mercosul, tem, atualmente, 52 clínicas em operação, sendo 46 em oito estados brasileiros e 6 no Paraguai.

Recentemente, a marca abriu uma clínica em uma escola, em Alvorada (RS). Segundo o presidente da rede, Dr. Faisal Ismail, a unidade priorizará o atendimento aos alunos da instituição e às famílias dessas crianças. Durante os períodos de férias e recessos, a unidade será aberta ao público em geral. “Nossa estratégia é fidelizar essas famílias, uma vez que oferecemos tratamentos em todas as áreas da odontologia. Nada melhor do que estar no ambiente em que essas crianças passam a maior parte do seu tempo, especialmente no caso dos dentistas, que são profissionais que normalmente temos que confiar para consultar”, avalia o executivo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon