Muito além da motivação

March 3, 2016

É comum empresas encararem a convenção anual como um ritual para reunir funcionários de áreas distintas em busca de reflexões, avaliações e melhorias no ambiente corporativo. Há aquelas que preferem o foco exclusivo nas equipes de vendas. O que mais se busca é motivação e comprometimento, com eventos planejados com antecedência e que envolvem uma estrutura grandiosa. A questão que se coloca é: vale a pena?

Se o objetivo é meramente motivacional – como em grande parte das empresas – é bom ter em mente que os resultados tendem a ser efêmeros, muito focados na própria convenção e sem conseqüências práticas. Não deixa de ser uma estratégia válida, mas com relação nem sempre vantajosa entre o custo e o benefício.

Cabe entender que a convenção anual não pode ser apenas um evento de confraternização, em que palestras motivacionais, apresentações performáticas ou shows com artistas renomados acabam por ter mais importância do que a discussão dos rumos da empresa. O impacto temporário não pode se sobrepor às questões estratégicas.

O planejamento tem de levar em conta as necessidades reais da empresa. Então, nada mais coerente do que analisar alguns fatores corporativos: posicionamento no mercado – de marca, produtos, serviços em função de seu público-alvo e da cadeia de valores; comunicação com os diversos públicos; adequação entre ações estratégicas e operacionais dentro da missão, valores e visão da empresa; e, o fundamental, a integração entre todas as áreas que compõem a empresa.

Como se vê, integração é a palavra-chave para a gestão através de processos que permitem que todas as áreas tenham conhecimento das estratégias definidas e a serem implementadas. Afinal, de que adianta trabalhar e motivar apenas as equipes de vendas, se os produtos estão mal posicionados ou se a estratégia da empresa é a expansão dos negócios e o marketing está focando apenas produtos?

Mais do que a forma, portanto, deve-se pensar no conteúdo, obrigatoriamente amarrado à estratégia e gestão. É uma tarefa de todos os envolvidos. O foco da convenção pode ser amplo ou focado e direcionado, mas casado com a estratégia, fruto de planejamento. É isso que determina a validade do evento.

Se tudo for bem feito, o caminho está aberto para sair do mero discurso e chegar efetivamente aos processos de melhoria e lucros reais.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon