Oportunidade de melhorar a empresa

Segundo o diretor da Vecchi Ancona Inteligência Estratégica, Paulo Ancona Lopez, são duas as frentes que precisam ser atacadas em um momento de crise para o negócio sobreviver ao vendaval e estar preparado para um cenário melhor no futuro.

“Por incrível que pareça, toda crise também é uma oportunidade de organizar e melhorar a empresa. Quando os negócios estão caminhando bem, muitas coisas o acompanham na inércia, vão se agregando e criando vícios. Tudo isso faz ampliar a estrutura. São coisas desnecessárias, mas como está dando resultado ninguém percebe.”

Lopez diz que em um momento de crise é preciso olhar para o negócio com olhos bem críticos. “Uma das frentes a ser atacada é a questão de despesas e custos. O empresário deve olhar para o mercado, imaginar o que vai conseguir atingir em termos de faturamento e tentar dimensionar a empresa para essa perspectiva, enxugando os excessos. O empresário precisa identificar o que realmente é importante, qual é o coração da empresa, do que ela efetivamente precisa e quais processos podem ser otimizados.”

O consultor diz que também é hora de identificar qual o perfil de pessoas realmente necessárias para que o negócio ande de forma rápida. “É hora de rever contratos com terceiros e condições de parcerias. Também deve passar pente fino em todo dinheiro que sai.”

A outra frente de trabalho é muito mais estratégica e consiste em avaliar ações para minimizar a queda de faturamento, ou mesmo aumentá-lo.  “É hora de olhar o mercado, os concorrentes e sua linha de produtos ou serviços e ver se há necessidade de adequar o posicionamento da empresa. Talvez seja preciso focar uma outra classe social, menos afetada pela crise.”

Ele diz que ouvir os clientes é uma boa forma para se orientar e se ajustar para atendê-los mais e melhor, bem como para não perdê-los. “Pode ser meio dolorido, é um momento confuso e preocupante. Mas é a hora para fazer essas mudanças. Com elas conseguirá ajustar ou manter o faturamento, além de reduzir despesas. Agindo assim estará preparando a empresa para voltar a crescer quando a crise acabar, pois ela estará pronta para dar um salto mais adiante.”

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon