Polivalência nas franquias

March 3, 2016

Novo perfil de franqueados gerencia várias operações, até mesmo de marcas diferentes, e é visto com bons olhos por franqueadores.

 

Abrir uma franquia ainda é uma ação comum para um certo tipo de empreendedor: aquele que está iniciando um negócio próprio sem ter experiência de mercado e que não quer correr riscos, por conta da segurança e do suporte oferecidos pelo franqueador no início. Mas  mudanças no panorama econômico e a evolução dos sistemas de franqueadores têm atraído empresários e investidores para este meio, criando a tendência de grandes gestores possuírem várias unidades de franquias, em alguns casos de marcas e setores diferentes.

O diretor da consultoria Vecchi Ancona, Paulo Ancona Lopez, tem os termos mais precisos para estes empreendedores: multifranqueados, detentores de mais de uma loja da mesma franquia; e o franqueado multimarcas, que gerencia unidades de franquias diferentes. Ancona compara o comportamento dos franqueadores no passado e hoje. “Até uma década atrás, os franqueadores pediam exclusividade e não admitiam que o seu franqueado tivesse outras marcas e também era muito difícil deles concordarem em ceder uma segunda loja para o mesmo parceiro comercial. Hoje, o cenário é bem distinto”.

Neste sentido, a cessão de mais de uma unidade para a mesma pessoa acontece porque as empresas franqueadoras aprenderam a manter a segurança de suas marcas, analisando as condições de mercado nos locais onde se instalam e tomando certas precauções. Para os casos em que um franqueado possui muitas lojas de uma mesma marca, é preciso haver uma confiança mútua de que esta será uma parceria duradoura.

Entre outros fatores que contribuem para que essa nova visão de negócios ganhe força, estão: necessidades de mercado, maior profissionalismo de ambas as partes e a economia no bolso do franqueador. “Se você tem um franqueado que vai muito bem, não há necessidade de gastar tempo ou dinheiro para treinar outro. Ele já aprendeu sobre o produto, o mercado, gestão segundo as regras da rede, comando, supervisão e liderança. Dar outro ponto para alguém que é experiente na marca é mais vantajoso para os dois lados”, adiciona Paulo Ancona.

(...)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon