Tecnologia para decisão

March 3, 2016

Sistemas de informática específicos e serviços de consultorias especializadas auxiliam o gestor na hora de apostar em um negócio, de decidir por um investimento e até mesmo no momento da contratação ou promoção de um colaborador.

 

A competitividade do mundo dos negócios tem obrigado cada vez mais empresários a abandonar a gestão “por intuição”. Mais do que disposição, administrar nos dias de hoje exige conhecimento e a tecnologia se tornou uma grande aliada nesse processo. Sistemas de informática específicos e os serviços de consultorias especializadas auxiliam o gestor seja na hora de apostar em um negócio, ou de decidir por um investimento, melhorias ou até mesmo no momento da contratação ou promoção de um colaborador. Com 21 anos de atividades no mundo dos negócios, a Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica, uma das maiores referências em consultoria nas áreas de varejo, indústria oferece clientes duas ferramentas importantes para a estratégia de negócios e que atuam como sistemas de avaliação. Tratam-se da MPSC (Medição da Percepção da Satisfação dos Clientes) e da Análise de Perfil Comportamental Profissional (APCP). A primeira é voltada para empresas que queiram realizar pesquisa de satisfação de clientes B2B. É ideal para as companhias que queiram aprimorar o desempenho junto ao seu público e funciona como uma pesquisa online, que analisa as informações e cruza as principais características a serem avaliadas. O resultado é um diagnóstico das deficiências estratégicas e operacionais, clima, processos e gestão com o objetivo de propor medidas corretivas.

 

Já a APCP é uma ferramenta analítica online que analisa o conjunto de 12 competências e transforma a gestão estratégica de pessoas. A partir dos resultados, o perfil gerencial do profissional é apresentado ao cliente. Ela pode ser utilizada em processos seletivos de funcionários e franqueados, identificação de potenciais, adequação de cargos, formação de equipes, promoções e movimentação interna de pessoas, tomadas de decisões, ações de treinamento e desenvolvimento, gestão de carreira, retenção de talentos e ações de planejamento estratégico. “É uma ferramenta em sintonia com a velocidade da era da informação. Da aplicação do questionário à emissão dos relatórios analíticos, todo o processo transcorre on-line”, explica Paulo Ancona Lopez, diretor da Vecchi Ancona.

 

Para o diretor da Qualiti Imóveis, Fabiano Henrique Martins Neaime, investir em avaliação do perfil do profissional e entender em qual área da empresa ele se sairia melhor foi determinante para a melhoria nos processos e atividades da empresa e foi pensando nisso que a empresa decidiu apostar nos serviços da consultoria. “A vantagem para a empresa é a possibilidade de aplicar o ‘Job Rotation’, ou seja, a troca de funções e até cargo entre os colaboradores”, revela. “Notamos que, com isso, há muitos ganhos para a empresa, pois muitas vezes o colaborador não está exercendo sua função com qualidade e seria demitido. A empresa teria o custo com esta demissão e, ainda, a nova contratação e treinamento do novo profissional. Obtendo o perfil do colaborador e a troca de função ele poderá exercer ou cobrir uma área deficitária não implicando em ações de demissão e contratação”, completa Neaime.

 

Segundo a diretora da Vecchi Ancona, Ana Vecchi, em tempos de crise econômica, muitos empreendedores optam por cortar todos os custos.  “É no momento de cortar custos que se deve avaliar o que pode ser reduzido sem prejudicar a produção”, analisa. Para ela, em um ano como este, o varejista, por exemplo, deveria investir em comunicação, atendimento, vendas, relacionamento com os clientes existentes, análise dos indicadores e definição de melhorias integrando as áreas. “Não pode haver áreas melhores que outras, pois se uma vende a outra deve entregar”, comenta. A consultora comenta ainda que há maneiras de medir o grau de satisfação do cliente. “A nossa ferramenta MPSC permite ter uma visão estratégica e operacional da organização, a partir de entrevistas com clientes reais e equipe interna (auto avaliação sobre a relação com os clientes)”, explica.

(...)

 

A Ortoplan Especialidades Odontológicas, maior rede de franquias de odontologia do Mercosul, também é um exemplo de empresa que aprova o uso de ferramentas para gestão do negócio. A rede de clínicas odontológicas utiliza um sistema próprio de controle de seus steakholders (parceiros), através de um sistema operacional chamado SIFRA- Sistema Inteligente de Franquias. “Os retornos são muito evidentes e claros para nossos parceiros. Existe em nosso sistema um          e-commerce onde são inseridos os produtos de nossos parceiros trazendo, assim, a oportunidade do franqueado ter acesso a todos os novos produtos homologados por uma franqueadora”, explica o presidente da empresa, Faisal Ismail.

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