top of page

ABF Expo: Edição 2015 foca na gestão

Maior feira de franquias do mundo será precedida por um congresso sobre a expansão das redes no Brasil; expectativa é movimentar R$ 550 milhões.

Frente a um cenário macroeconômico desafiador e complexo, a ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, mantém perspectivas positivas. A edição deste ano trará uma novidade. A Feira será antecedida por um congresso sobre a expansão das redes no Brasil, marcado para o dia 23 de junho, no mesmo centro de exposições. O encontro reunirá especialistas do franchising que abordarão o tema com foco estratégico, para fomentar resultados ainda melhores durante o evento.

Em sua 24ª. edição, a feira de negócios vai reunir em seus 31.000m2, 480 marcas expositoras, 62 mil visitantes e movimentar R$ 550 milhões em novos negócios. O evento será realizado de 24 a 27 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo. Expositoras dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, educação, esportes e lazer, acessórios, dentre outros. “Como mostram nossos indicadores – nosso setor cresceu 7,7% em 2014 – o mercado de franquias é o último a entrar em dificuldade e o primeiro a sair. Nossa expectativa para 2015 é de um crescimento de cerca de 8%, recompondo perdas inflacionárias e abrindo espaço para uma expansão mais vigorosa nos próximos anos”, afirma a presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Cristina Franco.

Segundo dados da ABF, a taxa de mortalidade de franquias em 2014 foi de apenas 3,7%. Isso ocorre, pois este sistema cria um ambiente mais seguro para o empreendedor. “As vantagens da franquia começam pelo modelo de negócio. Ele recebe o produto/serviço, a estratégia de mercado, parâmetros financeiros, treinamentos, sistemas e métodos praticamente prontos, o que facilita e agiliza todo o processo. Além disso, a gama de franqueadores é vasta, dando margem para que o empreendedor escolha o modelo de negócio por afinidade”, ressalta Cristina.

O Seletti Culinária Saudável participa pela 6ª. vez da ABF. De acordo com Luís Felipe Campos, idealizador e diretor da marca, a meta é de que a rede cresça cerca de 45% em 2015, o que deve significar 55 novas unidades, entre abertas e contratadas. Campos conta que a franqueadora adotou a estratégia de crescimento em espiral, priorizando a abertura de novas lojas em cidades que já contam com ao menos um restaurante em operação. “O objetivo é fortalecer a atuação da marca aproveitando a área em que já temos know how, parceiros desenvolvidos, operação logística estabelecida, etc. explica.

VITRINE

O executivo aposta na Expo para gerar o interesse de novos investidores. “A ABF é uma grande vitrine! Uma excelente oportunidade para o networking e uma maneira de divulgar o nosso modelo de negócio. Estamos bem otimistas, apesar do cenário econômico. Mas estamos trabalhando ativamente com a equipe de expansão para atingir nossas metas e estrear nossa bandeira nas praças traçadas”, completa o empresário.

De acordo com a diretora da consultoria Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica, Ana Vecchi, é muito importante que as empresas participem de eventos de negócios dos setores que atuam. “As empresas que estão se lançando como franqueadoras optam pela primeira participação em um evento como este com um cunho institucional com o objetivo de avisar o mercado de que elas existem como franqueadoras e, também, sentir a reação dos visitantes, formar um mailing para relacionamento e futuras vendas de franquias”.

“Por outro lado, as redes já existentes, que estão em crescimento ou consolidadas, mostram que se mantém no mercado de forma atuante em busca de candidatos às franquias. E, as mais antigas, por sua vez, continuam participando de feiras como a ABF por questão de posicionamento, mesmo que a expansão já seja muito menor em função de já terem ocupado quase todo o território nacional, mas se estão presentes, não deixam espaço tão livre para os concorrentes” completa a consultora.

(...)

bottom of page