top of page

Especialistas alertam para cuidados

Com uma boa avaliação prévia e uso de recursos próprios, tendo a garantia do capital de giro pelo período necessário, estabelecer-se comercialmente num lugar pouco óbvio pode ser uma forma de driblar a crise. Quem concorda é a diretora da consultoria Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica, Ana Vecchi. “Entre as vantagens, aponto itens como custo de ocupação menor que em áreas comerciais muito valorizadas e concorridas, maior abrangência de atuação e obtenção de nova base de clientes”, salienta.

(...)

Para a consultora Vecchi, embora seja uma ideia atraente, abrir um estabelecimento num lugar inusitado também pode ter dificuldades. “Como possíveis desvantagens, destaco: desenvolver a marca localmente, dificuldade em atrair clientes e consolidar a marca, dificuldade de acesso ou menor acessibilidade e segurança”, diz.

(...)

Dessa forma, Vecchi faz recomendações para quem deseja enveredar por essa estratégia de negócio. “Sempre recomendamos que se faça um bom estudo de mercado e financeiro para avaliar a viabilidade do PDV (ponto de venda) no local, perfil de público passante, movimento, horários de funcionamento adequados ao negócio, verificar a visibilidade do PDV e quanto terá que investir em comunicação para atrair clientes. Além disso, projetar o retorno do investimento, condições do contrato de locação para assegurar que dê tempo de retornar o investimento e ter tempo para ganhar dinheiro. Não há mágica”, salienta Vecchi.

bottom of page