Franchising é a saída na crise
Quem nunca ouviu falar que toda crise gera uma oportunidade? E na hora da recessão, investir numa franquia pode ser uma boa saída. "Na última década, o franchising brasileiro registrou índices de crescimento superiores ao PIB nacional. No primeiro semestre de 2015, o mercado de franquias teve alta de 11,2% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). As redes continuaram em expansão e as vendas das franquias tiveram uma performance superior à dos negócios independentes", afirma a sócia-diretora da Franchise Store, Filomena Garcia.
Ainda de acordo com Filomena, enquanto a maioria das empresas é forçada a reduzir os investimentos em Marketing e Propaganda na crise, as franquias saem em vantagem por contar com um Fundo de Publicidade bancado por todos os franqueados da rede.
A Concretta [cliente Vecchi Ancona], rede de franquias de cursos profissionalizantes na área de construção civil, encontrou algumas formas para driblar a crise. Alunos matriculados em curso regular e com pagamento em dia podem fazer aulas interativas de informática sem custo adicional. Além disso, em seis meses, a escola ampliou o número de cursos, passando de 7 para 56. Com essas medidas, bateu recorde de matrículas em setembro, com um aumento de demanda de 20%.