O perfil dos franqueados mudou
Revista Empreendedor – Maio de 2015
Por Ana Vecchi
Ao longo da década de 90, com o inicio do franchising no Brasil, muito se discutiu sobre o perfil do franqueado ideal. Até hoje o assunto é tema de conceituações, divagações, questionamentos, queixas e até elogios...às vezes. Quanto já não se amputou a culpa do insucesso a ele, franqueado? E, sabemos que não era bem esta a história.
Porém, uma coisa é fato! O perfil mudou e reconhecemos que não existe o perfil ideal, mas um conjunto de características e habilidades que favorecem determinados modelos de gestão. E, se o perfil é ainda o mesmo, deveria ter mudado, pois tudo mudou: mercado, concorrência, formas de pagamento, internet, sistemas, aplicativos, consumidor, toda a cadeia de valor, canais de marketing e até o clima.
Há franqueadoras que trabalham com um franqueado por PDV apenas e, só depois de um ano com boa gestão comprovada, passa a ter a segunda unidade; há as que apostam mais em seus próprios franqueados e não expandem com novos; as que querem franqueados exclusivos, ou seja, só podem ser franqueados de determinada marca e, ainda, as que aceitam franqueados multimarcas. Não há certo, nem errado. Em função de todas as mudanças e necessidade premente de evolução nos negócios, o perfil das franqueadoras também mudou e as escolhas sobre como expandir as redes é uma questão de estratégia de mercado, de visão de negócio por parte da franqueadora, estrutura e velocidade na expansão da rede, características de investimentos.
O franqueado individual tem foco na operação e na gestão de uma unidade, o bom e o velho “umbigo no balcão”, atentando para marca, produto e serviço, indicadores, equipes, clientes e concorrência local. Embaixador local da marca franqueada, ele faz a diferença!
O multifranqueado passa a ser gestor da rede. Assim como a franqueadora, tem foco na gestão dos PDVs, indicadores da sua rede própria comparados a toda a rede, equipes e prepostos, sendo fundamental liderança e disciplina. Saber escolher e treinar prepostos faz toda a diferença!
Além de unir as características anteriores, o franqueado multimarcas tem como desafio respeitar todas as suas marcas franqueadas, seus DNAs, valorizar o que há de melhor em cada uma e propor melhorias no que for preciso. Saber lidar com franqueadores distintos e aproveitar o melhor de cada um, sem ser um “leva e traz”, exige discernimento e discrição.
Os pilares de um bom franqueado são os mesmos de um bom gestor, independente de quantas franquias tenha: Estratégico, Humano, Operacional, Financeiro e Tecnológico.
Para decidir se vai ter apenas um negócio, ou mais, alguns passos básicos são vitais: fazer um plano estratégico e financeiro empresarial, além de um plano pessoal para os próximos cinco a dez anos, um DRE individual e consolidado da própria rede, ter controles atualizados, trabalhar com a tecnologia e sistemas a seu favor e autoavaliar-se sempre. Saber estar presente, mesmo que nem sempre fisicamente, mas através do olhar sobre os indicadores, saber quem são os integrantes das equipes e selecionar, de forma eficaz, os prepostos.
Talvez, apenas um aspecto, entre os pilares citados, não devesse mudar nunca desde que sejam os melhores princípios e valores para lidar com as pessoas, sejam elas da equipe franqueadora, colaboradores, fornecedores, clientes. Todas as pessoas, sem distinção. Passam por esse pilar Humano, o plano pessoal e familiar em ser empresário individual ou multi, a consciência e responsabilidade sobre todas as pessoas envolvidas. E porque não dizer começando por VOCÊ?!
Todo o resto será consequência desses valores, do estilo de liderança e da credibilidade que você transmite. Se você é assim, neste aspecto, não mude. E seguiremos juntos!