Planejar: ponte entre presente e futuro
Ana Vecchi diretora da consultoria Vecchi Ancona - Inteligência Estratégica, palestrante e autora do livro “A Nova Era do Franchising”
Um erro fundamental é ver o planejamento como um “a mais” e não como parte da rotina da empresa. A trajetória do empreendimento deve ser uma caminhada contínua. É essencial saber quais são os possíveis obstáculos do percurso e criar estratégias para superá-los. O “na hora dou um jeito” não cabe mais.
Partindo do conhecimento do negócio, definimos as etapas posteriores: missão (de que forma atender ao mercado), estratégicas e táticas (para encaminhar a missão), processos operacionais (implantar as ações) e a estrutura funcional por meio de pessoas com o perfil e competências adequadas à gestão.
A caminhada exige, ainda, vigilância diante de dois grandes cenários. O externo é composto por concorrentes, clientes, variações econômicas e políticas, legislação, tendências de consumo, entre outros fatores. O cenário interno engloba cultura, desempenho e eficácia, indicadores gerenciais, competência, motivação e comprometimento do pessoal e recursos.
Na verdade, planejar estrategicamente é a ação mais importante de empresários e executivos. Trata-se de entender uma cultura que alinhe e integre cada ação futura com todas as decisões fundamentais do negócio e suas variações, com as estratégias que devem acompanhar as mudanças de cenários, com as possibilidades de melhorias em cada processo operacional e, finalmente, com as pessoas.
Invista tempo nos planejamentos de sua empresa e de sua área de trabalho, começando pela definição de sua vida, para que aconteça tudo que idealizou. Depois, é só comemorar.