Respeito aos manuais ajuda a preservar a cultura da marca

Desafio de multiplicar um projeto original

Instalar uma rede de franquias e garantir ao longo do processo de expansão que a cultura da marca se mantenha intacta é um desafio imposto a todos os empreendedores que se dispõem a multiplicar seu negócio. Para atingir esse objetivo, os franqueadores dependem da preparação e do respeito a manuais que reproduzem com fidelidade todas as atividades da empresa.

Um sistema de franquias se caracteriza pela reprodução fiel de sua matriz em cada uma de suas unidades franqueadas, até mesmo aquelas instaladas nas localidades mais distantes. Como depende da atuação de profissionais com diferentes culturas e níveis de formação profissional, a tarefa nunca é fácil. Especialmente em um país carente de mão de obra qualificada como o Brasil. O caminho a ser percorrido prevê treinamento contínuo que deve incluir todos os envolvidos no empreendimento: do franqueador, passando pelo franqueado para alcançar o mais modesto colaborador.

O consultor Paulo Ancona, diretor da consultoria Vecchi Ancona, explica que os diversos manuais elaborados a partir da formatação do negócio precisam reproduzir o ‘’DNA” da empresa. Esses documentos servem para orientar os envolvidos na atividade.

(...)

Para cumprir o que está escrito nos manuais, é preciso

Categorias

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes