Criatividade e promoções contra a crise.

O varejo é um dos setores mais afetados pela crise econômica brasileira. Com números negativos no “dia a dia”, cresce a importância das datas comemorativas em especial aquelas em que o consumidor vai às compras mesmo que apenas para levar uma “lembrancinha”. Todos esses fatores fazem da Páscoa um evento essencial para o planejamento dos lojistas. Utilizando a criatividade, o segmento oferece bem mais do que ovos de chocolate para quem deseja presentear.

“A Páscoa desse ano já deve servir de base para definir quantidade e mix de produtos para o próximo ano. Com pelo menos seis meses, o lojista já deve ter pronto a organização de pedidos, previsão de estoque, além de ter sua estratégia de venda definida. Como em todas as datas comemorativas, na Páscoa, por exemplo, o lojista deve se atentar ao estoque suficiente, avaliando o ano anterior, a economia, mercado, marcas e produtos que atendam muito bem as expectativas, necessidades e poder de compra atual de seus clientes”, explica sócia-diretora da Consultoria Vecchi Ancona, Ana Vecchi.

 

Outro ponto colocado pela consultora é planejar ações e campanhas para chamar o cliente para a loja. Segundo a especialista, tudo já deve estar contratado e rodando dois meses antes. “Em tempos de crise, ganha quem souber oferecer produtos diferenciados, mas que principalmente caibam no bolso do consumidor. Criatividade nessa hora pode ajudar bastante! Oferecer, além dos tradicionais ovos de páscoa e chocolates de variados formatos e tamanhos, outro produto que remetem à Páscoa, como coelhos e cenouras de pelúcia, cestinhas, cerâmicas ou caixas pintadas, por exemplo, podem chamar a atenção do cliente que não que presentear, necessariamente com doces”, afirma.

A consultora lembra ainda que a decoração da loja pode ajudar. “É preciso ter uma comunicação adequada para a data, identidade visual para a loja e equipe treinada. A venda sugestiva, ou seja, procurar aumentar o ticket médio oferecendo produtos que se complementam também é essencial. Com o estoque completo e a equipe sabendo o que e como oferecer, encantar, ajudar na decisão, vários passos estão dados para que as vendas aconteçam”, comente Ana.

 

Alternativas

 

A loja de biscoitos gourmet Biscoiteca, que acaba de abrir as portas em Copacabana, investiu numa linha temática à base de chocolate. Entre as inovações estão os Cookies Duplos de Chocolate Amargo e o Pizzelles de Chocolate. Segundo a doceira da marca, Natalia Mazur, na Itália, os biscoitos finos e crocantes são uma tradição na Páscoa. As delícias para data que vêm em uma caixinha de presentes delicada, estarão disponíveis no cardápio até o fim do mês de março. A expectativa é de incrementar em, pelo menos, 10% das vendas durante o período festivo.

 

No segmento de gastronomia o restaurante Opium, em Ipanema, apostou em um menu especial para atrair o público durante o feriado. O restaurante vai servir entre os dias 25 e 27 de março, bacalhau crocante: lombo de bacalhau envolto em massa de harumaki e recheado com alho-poró, shitaki e requeijão. O prato vem acompanhado de mousseline de batatas, alho dourado, cubinhos de tomate e edamame. Para sobremesa, mini frutas artesanais de pistache, brigadeiro e passas ao rum. A sugestão de Páscoa será servida no almoço e no jantar e custa R$80 + 10%. “Muitas famílias procuram restaurantes para comemorar a data. Por isso, criamos um menu especial e esperamos aumentar 30% o movimento do restaurante” comenta Márcio Sérgio, chef do restaurante.

 

Já a Cacau Noir apostou em uma parceria comercial para oferecer aos clientes uma experiência diferenciada de contato com a marca. Criada em 2004, por Solange e Adriana Wiltgen – mãe e filha –, a grife e o resort Le Canton e farão, no feriado, sua primeira ação oferecendo uma programação irresistível para os chocólatras. A nova chef do Le Canton, Ana Ribeiro, está preparando receitas como os famosos blends de chocolate da Cacau Noir: fondue de chocolate, pizzas e drinks. A tradicional caça aos ovinhos, que tem foco no público infantil, também será feita com chocolates da marca. Outras atividades com a Cacau Noir serão feitas ao longo do ano. Com cinco lojas na cidade – Quartier Ipanema, Shopping da Gávea, Village Mall, Rio Design Leblon e Rio Design Barra – a empresa trabalha com um blend exclusivo de chocolates. 

 

Chefe chocolatière há mais de 25 anos, formada na Bélgica e nos Estados Unidos, Solange Wiltgen, sócia da Cacau Noir, acredita nas parcerias para criar possibilidades e experiências para o produto: “A Páscoa é uma época muito importante para a marca. Este ano, fechamos uma parceria com o Lé Canton. Serão desenvolvidas sobremesas especiais com o nosso chocolate como o fondue de chocolate e, assim, criaremos novas possibilidades. Acreditamos na sinergia das duas empresa que oferecem produtos\serviços de alta qualidade para o mercado que está cada vez mais exigente. O grande diferencial da Cacau Noir é trabalhar com chocolate com alto percentual de cacau – os produtos da marca são feitos com um blend exclusivo de chocolates. Valorizando a alta concentração do fruto em nossos produtos, a pureza do chocolate e cuidado no uso de ingredientes naturais e nacionais. Nosso objetivo é um sabor, qualidade e embalagens criativas apresentando um produto diferenciado e voltado para todos ou públicos”, revela.

 

Shoppings

 

Já os shoppings centers resolveram apostar no símbolo lógico da Páscoa para fazer a alegria da garotada e investiram em programações culturais. O tradicional coelhinho estará no Santa Cruz Shopping para quem desejar fazer fotos temáticas de segunda a sábados, das 11h às 20h, e aos domingos, das 13h ás 20h. Cada foto custa R$ 8 e pode ser levada na hora para casa. O Shopping Pátio Alcântara promoverá todos os sábados de março, sempre às 16h30, a campanha do teatrinho da Páscoa, com peças de teatro voltadas para gastronomia. Segundo a coordenadora de marketing. Michelle Coutinho, “O teatro infantil resgata de forma divertida o encantamento da Páscoa e seus personagens, levando entretenimento infantil para a criançada e toda a família”.

 

O Shopping Grande Rio aposta nas famosas rosquinhas imortalizadas pelo personagem 'Homer', do desenho 'Os Simpsons', serão temas de decoração de Donuts. A programação acontece até o fim do mês, sempre aos sábados e domingos, das 14h às 20h. A atração faz parte do "#ClubinhoGrandeRio", que traz para os pequenos uma programação cultural diversificada. O evento conta com um espaço totalmente lúdico onde os participantes poderão decorar deliciosos doces, usando a criatividade com variados e coloridos tipos de confeitos. Após a oficina, as crianças receberão uma caixinha para levar a produção para a casa. O espaço conta com um pequeno Play Ground que promete deixar a programação ainda mais animada.

 

No ambiente, a meninada se surpreenderá com uma grande xícara de Donuts. A xícara é um gira gira que permite que os participantes rodopiem rapidamente dentro do brinquedo. Outra atração é a cama elástica, onde a criançada poderá queimar as energias adquiridas pelas guloseimas com grandes saltos. E para diversão ficar completa, o espaço ainda oferece uma mini-gangorra. Para participar, as crianças com idade entre 4 anos e 12 anos podem se inscrever gratuitamente no local. As oficinas duram, em média, 30 minutos em turmas de até 15 crianças. A última turma acontece às 19h30. “Em cada data importante do varejo, pensamos em diferentes formas de agradar nosso público. Nossa intenção é oferecer atividades interativas que proporcionam momentos marcantes. A ideia de levarem o Donuts para casa, reforça a participação do shopping dos familiares, que estarão com uma lembrança em seus lares.”, conta a gerente de marketing shopping Grande Rio, Vanessa Mourão.

 

A MP Tortas Boutique criou bolos com 14 cm de diâmetro, para atender a demanda de quem quer comemorar, mas não quer gastar muito. Um deles, o de brigadeiro, por exemplo, custa R$ 55. Segundo a sócia e chef da MP Tortas Boutique, Marlene Percílio, já pensando na demanda do mercado, a empresa pensou em diminuir os formatos e os valores dos produtos, para terem um bom custo-benefício para o cliente. “Criamos bolos e tortas em versões menores, com 14cm, como sugestão de presente para conquistar clientes que tem famílias menores, além de brigadeiros de colher, servidos em uma panelinha de alumínio, como sugestão para quem quer presentear e não quer gastar muito. Com esse novo formato, a expectativa é vender 20% a mais que no ano passado em bolos-presente nesta Páscoa.

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