Sem idade para sonhar.

 

 

Empreendedores sêniores podem trazer conhecimento e experiência às redes franqueadoras. Conheça exemplos de franqueados que apostaram no modelo após os 60 anos e se destacam pelos resultados.

 

A expectativa de vida do brasileiro subiu para 75,2 anos segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no fim de 2015. As informações têm como base em 2014 e mostram um significativo crescimento em relação a 2013, quando era de 74,9 anos. Separando por gêneros, as mulheres têm expectativa de viver 78,8 anos e os homens 71,6.

 

No momento em que o governo brasileiro interino, comandado por Michel Temer (PMDB), discute a necessidade de fixar uma idade mínima para a aposentaria, muitas pessoas que se enquadram na “melhor idade” estão longe de parar de trabalhar.

 

Seja para complementar a renda, realizar o antigo sonho de ter o próprio negócio ou simplesmente não ficar parado.

 

Uma parcela significativa tem optado pelo sistema de franquias.

 

(...)

 

Na visão da diretora da consultoria Vecchi Ancona, Ana Vecchi, o empreendedorismo sênior é um caminho natural, principalmente nesse momento em que há a busca por diversificação de renda para vencer a crise. “As pessoas acima de 60 anos ainda estão muito produtivas, a franquia não deixa de ser uma grande opção, pois remete a uma segurança melhor na montagem de um negócio próprio” afirma.

 

Redes não estão preparadas.

 

Poucas franqueadoras têm o perfil sênior em seu plano de prospecção de leads. Redes mais antigas, que amadureceram junto com seus franqueados, têm mais condições de abrigar esses empreendedores mas ainda assim há limitações. “Não podemos generalizar, as pessoas têm perfis diferentes. Um sênior pode segurar o rojão em uma praça de alimentação de shopping center, por exemplo. Mas é certo que a maioria procura por qualidade de vida, algo mais tranquilo”, explica Ana. De acordo com a consultora, se o empreendedor procura mais tranquilidade, os negócios mais promissores são prestação de serviço ou até home based

 

Diferenciais

 

O franqueado mais velho pode trazer equilíbrio para a rede. O conhecimento de experiências anteriores também pode ajudar a franqueadora, como um todo, principalmente as mais jovens. "A maturidade permite que ele seja menos ansioso, mais cauteloso e mais planejador. Jovem é mais arrojado, é verdade, mas, na maioria das vezes, quer reinventar a roda. O mais velho dificilmente vai querer o crédito por alguma coisa", avalia Ana.

 

O modelo de franquias também pode trazer alguns desafios para empreendedores mais maduros. Regras e normas podem ser questionadas, justamente pela experiência que o profissional já traz na bagagem.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon