A gente não é Lego!

Peças planejadas, encaixes perfeitos, tamanhos modulares, material de qualidade, desenhos e modelos de como montar desenvolvidos por especialistas.
Sim, a vida num mundo Lego é perfeita. Se queremos montar um carro, um boneco, uma casa, um projeto mais complexo, só necessitamos de técnica e dicas de montagem e ficará tudo perfeito, lindo, colorido, sólido.
Mas, "a gente não é Lego!".
Somos seres complexos, diversos, sem encaixes planejados, não vivemos tecnicamente e sim a partir de nosso repertório de vida, experiências, cultura, educação, personalidade, quem sabe o signo sob o qual nascemos e, principalmente, nossas emoções e sentimentos.
O encaixe entre as pessoas nem sempre é fácil. Não escolhemos quem iremos encontrar na vida pessoal. Somos diferentes de nossos pais, nossos irmãos e, mais ainda, das pessoas que trabalham conosco.
Não sendo Lego, os encaixes só se darão com flexibilidade, renúncias, adaptações, aceites, com o abrir mão de algumas premissas, com paciência e acima de tudo com a vontade de nos encaixarmos seja com a pessoa ou o grupo que for ou que escolhermos.
Aprender coisas técnicas é fácil, mas as peças não são coisas técnicas e aí tudo se torna mais difícil.
Se o ajuste entre duas pessoas já requer tantas concessões, que dirá entre um grupo, um time, todas as pessoas que compõe uma empresa. Sim, porque uma empresa é composta de pessoas e a partir delas é que se desenvolve todo o resto.
Cabe a nós, gestores, sabermos moldar essas peças, ajustá-las, criar as melhores condições e convencê-las de que os encaixes são possíveis, mesmo entre peças de formatos, cores e texturas tão diferentes. Para isso é preciso, antes de mais nada, que cada um tenha a boa vontade de se tornar encaixável e não exigir que a outra peça se molde a ela. Isso significaria anular a outra peça, criar algo que não é, e ai o projeto final não ficaria sólido o suficiente para se sustentar.
Abrir mão de parte de suas exigências e aceitar o modelo alheio é a base de algo muito difícil que é a convivência e isso vale para a construção de relacionamentos e para o sucesso das empresas.