O fundo e não a forma.

April 26, 2017

 

Estruturas rígidas e formais já foram as mais fáceis de serem entendidas, mas absolutamente não se encaixam mais no cenário de hoje. Os jovens empreendedores ou executivos nem sabem do que se trata.

 

O futuro não pode ser igual ao presente, quiçá ao passado pois, a previsibilidade deixou de existir.

 

A nova empresa precisa de adaptar ao mundo da velocidade e da economia, onde as pessoas, de forma autônoma e até informal, liderem mudanças através do conhecimento, discernimento e do bom senso analítico.

 

Isso não será possível de acontecer se as empresas mantiverem a forma, as estruturas, os níveis tão separados e um padrão de centralização alto, que impeça movimentos rumo ao novo e a soluções e iniciativas que ainda devam ser testadas, mas que são necessárias para fazer frente ao desafio de mercado e às expectativas crescentes de todos os lados.

 

A simplicidade, focada nos objetivos e estratégias, é quem deve ditar a forma de trabalho e não mais a forma estruturada, calculada, pesada e lenta do passado.

 

Vivemos, definitivamente, em uma sociedade em rede, que interage a cada movimento e que precisa das respostas de fundo, que transcendem a forma.

 

A relação das empresas, com as pessoas que as compõem e com o mercado, deve ser de total conexão, num sistema vivo, que pulsa de acordo com as mudanças e as demandas. Esse sistema é composto de células que devem agir e reagir antes mesmo de serem solicitadas, sem ter de esperar por vozes de comando de uma estrutura hierárquica rígida. Mas, também não podem simplesmente sair inventando novos canais, tecnologias, sistemas ou modas sem avaliar todo seu potencial de crescimento, expansão e esgotamento de mercado.

 

A nova estrutura das empresas deve ser flexível e mutante, o que só será possível com pessoas dispostas a assumir, não mais um papel de seguidores ou operadores e sim de líderes decisores.

 

A forma não existe mais, ela muda a cada minuto e o fundo depende da implantação dessa nova cultura. Inovar não significa reformular o que se fazia de uma forma melhorada, nem adotar  invencionismos amadores

 

A fórmula está em pensar o fundo e então adotar uma forma.

 

Vecchi Ancona – A arte de fazer consultoria

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon