O principal erro das redes de franquias novatas


Mais de 100 novas redes de franquias surgindo por ano, perto de 15.000 unidades instaladas, faturamento que cresce 8% em anos de crise. Esse é o sistema de franquias no Brasil, que ainda cresce em número de segmentos e tipos de negócios, publicações, pós graduações e é um dos mais importantes do mundo.

Isso tudo é bonito e promissor, mas peca por um aspecto fundamental: a maioria das novas redes não está preparada para exercer o papel de uma franqueadora, de fato. Elas erram ao subestimar o que seja supervisionar uma rede de franqueados e também se esquecem que para os franqueados terem o o direito à marca eles colocaram dinheiro bom e suado em busca de suportes e acompanhamento constante.

As novas franqueadoras, em parte, também superestimam sua capacidade de resolver problemas e dar o devido apoio, sem contar com um mínimo de gente em sua equipe.

Erram muito ao esquecerem que o sistema de franchising não se restringe aos serviços ou produtos e que, na verdade, deve ser um pacote de know how que envolve recursos humanos, administração, processos, finanças, sistemas, enfim, toda uma gestão completa. O mais comum é focarem nos produtos e deixarem os novos franqueados a tocar seus negócios, cada um a seu modo.

A questão não se limita às dificuldades que os franqueados enfrentarão, mas também ao risco que acabam ocasionando ao valor da marca.

Quantos franqueadores capacitam seus franqueados a gerenciarem seu fluxo de caixa, sua política de estoques, seu pessoal? Poucos, com certeza.

Isso nos leva a duas visões:

Uma nos diz que é necessário, muitas vezes, primeiramente capacitar o próprio franqueador e conscientizá-lo de seu papel, dos riscos que corre e do quanto poderá deixar de ganhar em royalties.

A outra é um alerta aos investidores, para que verifiquem e se protejam em relação aos suportes que devem receber e que não invistam por impulso, mas sim como compradores exigentes que querem analisar o produto antes de fechar a compra.

Aos consultores e advogados que atuam no sistema de franquias, cabe atuar para sanar esses problemas.

Categorias

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes