Aumentar as vendas: uma reflexão sobre como alcançar resultados
Precisa aumentar as vendas?

A resposta a essa pergunta, em um momento econômico como esse, obviamente é sim!
A questão, portanto, não é “o que” sua empresa precisa, mas “como” fazer.
É interessante notar que a maioria das empresas tem o hábito de olhar para dentro de si e isso não deixa de ser importante. Contudo, olhar para dentro, sem saber o que se passa fora de seus muros, é um erro grave, se considerarmos que os cientes estão do outro lado do muro.
Ah!....os clientes ! Como fazer com que comprem mais?
A primeira lição básica é nos perguntarmos se sabemos quem são, de fato, os nossos clientes e para isso são necessárias respostas a algumas questões, como:
· Em que segmento de mercado estamos atuando
· Dentro desse segmento, qual o negócio
· Que perfil de cliente se interessa por esse negócio
· Se esse perfil de cliente pode garantir as vendas desejadas
Caso as respostas sejam negativas ou insatisfatórias, deve-se redirecionar o negócio ou readequar a empresa à realidade do mercado.
Está claro que cada vez mais o mercado exige, oferece alternativas via concorrentes e novos produtos ou serviços e com isso não existe mais espaço para empresas que não pesquisam a fundo e apenas “acham”. Algumas ferramentas para isso são estudos de geomarketing, inbound marketing, pesquisas diretas e análise da concorrência.
Fica claro que, são poucas as empresas que possuem capacidade interna para isso tudo e que, cada vez os negócios necessitam de redes de apoio de especialistas para atingir o sucesso.
O mundo dos negócios está complexo e essa realidade deve ser encarada de frente!
Que tipo de ações sua empresa tem feito, ou planeja fazer no futuro próximo, para alcançar resultados melhores? Conte para nós nos comentários.