Como a B.Cup conseguiu expandir através da venda de franquias
Expansão de negócios em rede: os ingredientes para crescer

Em tempos de recessão econômica, histórias de empresas que conseguiram contornar a crise e continuar a crescer são sempre interessantes. A B.Cup, uma empresa do ramo de alimentação fast food, é um destes casos de sucesso.
Quando a B.Cup procurou a Ancona Consultoria com o objetivo de aumentar o faturamento e expandir para outras regiões do país, o que mais chamava atenção no negócio era que se tratava de uma idéia extremamente simples, e ainda assim com muito potencial: a venda de batatas fritas com opções de molhos e coberturas. Um produto com aceitação no mercado, custo baixo para o consumidor e facilidade no preparo. Ingredientes ótimos para uma estratégia de expansão em rede através de franquias.
No entanto, preparar uma empresa com apenas uma loja, que utiliza processos pouco padronizados, e sem uma política de treinamento de funcionários em uma franqueadora, é onde se encontra o primeiro desafio do crescimento.
O primeiro passo para começar a crescer
Tudo começou com um bom plano de negócios. O primeiro passo da preparação da B.Cup para se tornar uma franqueadora foi desenhar os processos da empresa, implantar melhorias e definir os indicadores para uma boa gestão. Prestamos assessoria ao empresário para implementar as melhorias e ajudamos em todas as etapas do processo. Uma vez que a gestão da empresa estava organizada, com controles e procedimentos bem definidos, não só a operação estava mais organizada e eficiente como o negócio em si estava pronto para o próximo passo.
Através de um plano de negócios detalhado e um planejamento de ações, foi iniciado o processo para transformar a empresa em uma franqueadora. Foram desenvolvidos os manuais de procedimentos da unidade, o manual da franqueadora, e toda documentação jurídica necessária.
Além disso, ajudamos a empresa criando todo material de comunicação e divulgação da marca.
Com um site destinado à captação de investidores, material de venda do negócio bem embasado, e um programa de treinamento de franqueados concluído, a B.Cup estava pronta para expandir através do franchising.
Tudo que restava era encontrar investidores dispostos a apostar no negócio.
Neste momento, começamos o trabalho de captação de investidores e expansão da marca B.Cup. A Ancona Consultoria participou de todas as ações com foco na venda de franquias, e apenas três meses depois da formatação do negócio duas franquias foram vendidas.
Resultados apresentados
Com a venda das franquias a B.Cup passou a receber royalties e o pagamento inicial da taxa de franquia, além dos investimentos da taxa de propaganda para valorização da marca. Isto significa que não só o faturamento da empresa aumentou como se diversificou, minimizando os efeitos de fatores externos ao negócio, como a queda de consumo ou sazonalidade. Além da valorização da marca, que passa a atuar em diversos locais e recebe verba para divulgação recorrente dos franqueados.
Números da B.Cup
• 20% de aumento no faturamento líquido da empresa
• Venda de duas novas franquias em apenas três meses após a formatação
• Aumento do movimento na loja própria
• Meta de venda de cinco novas franquias nos próximos 12 meses
Apesar da estratégia de expansão ainda estar no começo, os resultados iniciais da B.Cup são muito promissores. Se você tem uma empresa e gostaria de expandir seus negócios através do franchising ou outros modelos, e precisa de uma consultoria para te auxiliar nesse processo, entre em contato com a Ancona Consultoria e peça uma avaliação gratuita, ou se preferir preencha o formulário abaixo.
Se você tem interesse em ser um franqueado B.Cup, acesse nossa página com informações para investidores.