Porque você precisa de uma consultoria empresarial

September 19, 2018

 

 A consultoria empresarial é a grande aliada do empresário e gestor ao longo da trajetória de uma empresa. Os consultores funcionam como uma bússola para os gestores. Estes profissionais que atuam com consultoria empresarial utilizam de metodologias de desenvolvimento organizacional para auxiliar estes gestores e empresários a tomarem decisões com embasamento e de formas mais assertivas.

 

Consultorias empresariais são muito procuradas devido à alta competitividade do mercado, cada uma com um nicho de atuação especializado. Afinal, os consultores são grandes aliados para antever movimentos externos e auxiliar os gestores na tomada de decisões Além desta natural concorrência entre empresas, consultorias também são grandes aliadas em períodos de crise, quando podem mostrar novos rumos e oportunidades para os gestores encontrarem saídas para os períodos de incerteza financeira.

 

O que faz uma consultoria empresarial

 

Para empreender bem é preciso saber tudo o que está se passando no mercado à sua volta. Esta é uma das funções de uma consultoria empresarial: manter os gestores sempre bem informados sobre as tendências de mercado, além de antever possíveis oportunidades e ameaças aos interesses da instituição.

 

As consultorias empresariais atuam de forma imparcial dentro das instituições. Na maior parte dos casos, são contratadas nas seguintes situações:

  • quando uma empresa não consegue localizar um problema de forma interna;

  • quando a companhia sabe identificar o problema, mas não sabe como solucioná-lo;

  • quando uma organização não tem como destacar uma pessoa do próprio quadro para solucionar um problema;

  • empresas que necessitam de reestruturação financeira;

  • a empresa precisa tomar medidas impopulares e utiliza um ponto de vista externo para convencer os stakeholders.

  • empresa precisa passar por uma reestruturação organizacional dos funcionários

  • a empresa está passando ou planeja passar por uma expansão da operação (novas filiais, entrada em novos mercados, mudança do modelo de negócio, etc) e precisa realizar o processo de forma planejada

 

Obviamente há uma série de outras razões para a contratação de uma consultoria empresarial por uma instituição, mas estes representam alguns dos principais motivos. Problemas com capital de giro, margem de lucro baixa, dívida elevada ou outras questões financeiras dificilmente são resolvidas sem o apoio de uma consultoria empresarial. Além de situações de crise, consultorias também são grandes aliadas de empresas que pretendem alcançar novos níveis de crescimento e atuação em seu mercado foco. Vale lembrar que uma consultoria avalia os problemas da empresa de forma customizada e apresenta soluções específicas para o cliente, ou seja, literalmente cada caso é um caso diferente.

 

O olhar externo da consultoria empresarial

 

O ideal é que sua empresa conte com a consultoria desde o primeiro dia de sua existência ou até mesmo antes de sua abertura. Porém, empresas que crescem de forma meteórica - e muitas vezes são mostradas como cases de sucesso - costumam sofrer com falhas de gestão causadas por este crescimento inesperado. Por este motivo, invariavelmente estas instituições passaram a contar com o apoio de uma consultoria empresarial a partir do momento em que atingiram determinado patamar.

 

Tanto em pequenas e médias quanto em grandes empresas é muito comum os problemas de gestão não serem percebidos de forma ampla por seus administradores. Ou pior: estes problemas costumam ser ignorados, o que só agrava a situação. Para apresentar um diagnóstico e traçar um plano para corrigir a rota, é fundamental ter uma visão externa do negócio. Assim, a atuação das consultorias empresariais devem se desenvolver sempre de forma imparcial e sem entraves.

 

É possível realizar mudanças organizacionais sem o auxílio de consultorias. Porém, você terá que alocar toda a sua equipe para determinar um panorama do problema e suas possíveis soluções, retirando o foco dos seus colaboradores na atividade fim da instituição. Além desta mudança de foco e paralisação das atividades, sua equipe terá de realizar uma longa e árdua lista de tarefas que não necessariamente está preparada para executar.

 

Já um time de consultores externos mantém o foco nos resultados, pois estão 100% preparados e focados para realizarem uma análise neutra em relação aos problemas enfrentados pela instituição.

 

Toda empresa  precisa de uma consultoria empresarial

 

Quando as empresas demandam de recursos humanos internos para elaborar diagnósticos e mudar trajetórias da instituição, as tarefas diárias acabam ficando de lado ou mesmo dividindo o tempo com este novo objetivo, o que pode estender prazos e prejudicar a qualidade de todas as entregas.

 

Além desta divisão de foco, muitas empresas acabam desperdiçando tempo e recursos financeiros com tentativas de processos de mudança que não acabam nunca, uma vez que os objetivos acabam saindo do foco com projetos que são deixados de lado ou mesmo profissionais que se desligam da companhia, levando embora sua experiência e o conhecimento gerados ao longo do processo.

 

Com uma consultoria empresarial, os profissionais da instituição mantém seu foco em suas atividades e a rotina natural da empresa, facilitando o diagnóstico dos consultores. Para visualizar este processo de forma mais clara, é possível elaborar cronogramas meta, garantindo que a empresa contratante saiba qual será o prazo exato para a conclusão dos serviços da consultoria empresarial. Estas características do trabalho com a consultoria empresarial fazem os projetos serem executados com mais agilidade e sem perder o foco no objetivo primário traçado no momento do diagnóstico.

 

Investimento financeiro numa consultoria empresarial

 

Quando uma companhia inicia um trabalho em parceria com uma consultoria empresarial, seus gestores sabem com antecedência quanto terão que desembolsar para realizar as mudanças necessárias. Assim, este investimento é facilmente previsível, e se incorporado ao planejamento para alcançar as novas metas, pode ser compensado com as projeções de melhorias.

 

Para análises e previsões de mercado que auxiliem o planejamento dos administradores, as pesquisas dos consultores costumam ser concluídas em um período entre 30 e 90 dias, dependendo das circunstâncias do mercado e do escopo definido, se tornando uma opção bastante viável para novos investimentos da instituição. Após esta análise ampla para conhecer o mercado, entra o plano de ação. Este tipo de plano pode ser aplicado em qualquer segmento do mercado.

 

Para ter uma visão mais clara em relação ao cenário interno e externo, e fazer com que sua empresa tenha um caminho definido, conseguindo tomar decisões com embasamento. É necessário ter um olhar neutro para elaborar o diagnóstico, além de um planejamento estratégico para alcançar as metas. Uma consultoria empresarial especializada consegue fornecer tudo isso, sem perder o foco no projeto, garantindo a eficiência da estratégia.

 

Se você quer saber mais sobre como funciona uma consultoria empresarial, ou precisa de um diagnóstico específico sobre as dificuldades que a sua empresa enfrenta neste momento, peça uma avaliação gratuita e converse com a nossa equipe. Basta acessar o link ou preencher o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato. Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter e receba todas as novidades direto no seu e-mail.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon