top of page

A importância do conceito ou da essência de um negócio


A essência de um negócio

O conceito, ou essência de um negócio, é aquilo que deve identificar a sua empresa como melhor do que os concorrentes e que funciona como a identidade de sua marca. São as experiências e recordações que farão os clientes lembrarem de seu negócio.

Quando um negócio é muito parecido a tantos outros, em termos de produtos, serviços, preços ou atendimento, ele não possui uma essência. Ele, portanto, não possui um valor que o diferencie ou faça ser lembrado e isso é péssimo num mundo repleto de concorrentes que se apresentam através dos mais variados canais.

Apresentar-se como uma rede, pode ser um fator importante para fixar a marca na mente dos clientes, uma vez que eles percebem força e facilidades de acesso à marca e sua exposição em múltiplos canais torna seus produtos conhecidos. Nesse caso, as redes de franquias são um exemplo onde as marcas podem crescer e ocupar mercados rapidamente, sem que isso impeça a utilização de outros canais em paralelo.

Outro fator importante é o atendimento. Aquele contato direto que pode cativar, conservar clientes e evitar altos custos em constantes buscas de novos clientes. Nesse quesito, é importante um trabalho interno de revisão de processos e comprometimento da equipe.

A obtenção de baixos custos através de capacitações, processos enxutos, políticas bem definidas e trabalho em alta escala, levam a empresa a praticar preços menores e ser identificada como interessante sob o ponto de vista dos clientes. Muitas vezes, para isso, será preciso redefinir o mix de seus produtos e serviços, segmentar e se concentrar naqueles de maiores vendas.

O conceito ou essência, portanto, deve ser a integração de fatores que envolvem desde a identidade visual, o mix, as pessoas, os preços e o atendimento, de forma a concretizar, na mente dos clientes, uma experiência marcante.

Que seja através de melhorias pontuais ou processos de inovação, apenas as empresas capazes de pôr em pratica as mudanças que forem necessárias, terão lugar no mercado.

Você sabe dizer qual é a essência do seu negócio, e o que torna a sua empresa única, aos olhos de seus clientes?

bottom of page