Como melhorar a gestão de negócios da sua empresa

November 7, 2018

Para uma boa gestão de negócios ser colocada em prática é fundamental que o empreendedor e gestor se capacite e lance mão de todos os recursos disponíveis no mercado para aplicar seu planejamento de forma mais assertiva e dê longa vida à sua empresa. No início da vida de um empreendimento é natural que ocorram alguns erros e ajustes de rota. As falhas serão minimizadas ao longo da sua trajetória e com certeza agregarão muito conhecimento para a sua gestão de negócios.

 

Uma boa gestão de negócios não se compõe apenas de um gestor que atenta apenas ao volume de vendas e ao que acontece na frente de caixa. Para conhecer e entender a realidade financeira de uma empresa é preciso acompanhamento contínuo, sem perder a oportunidade valiosa de enxergar o potencial de lucro de uma forma mais analítica.

 

Um ponto básico é ter conhecimento sobre a legislação que rege seu negócio e as relações trabalhistas. Existem inúmeros órgãos de suporte ao empreendedor e que se dedicam essencialmente a descomplicar os entraves burocráticos que assustam o empresário.

 

Gestão de negócios começa com planejamento

 

Uma boa gestão de negócios precisa obrigatoriamente começar com um bom planejamento. Com o diagnóstico em mãos, coloque no papel suas ideias e métodos para alcançar seus objetivos. Assim, será possível cuidar destes processos para que sejam os mais eficientes possíveis.

O primeiro ponto que deve ser avaliado profundamente pelo gestor é o mapeamento de seu negócio, o diagnóstico e a análise de qual modelo você quer implantar e como vai fazer para conseguir alavancar a sua ideia. Uma análise completa do mercado e uma reflexão sobre o desempenho dos seus eventuais concorrentes e fornecedores também é fundamental nesta etapa inicial. Este tipo de avaliação deve ser feita de forma recorrente. Afinal, o mercado é dinâmico e está sempre em constante mudança. Organize as informações coletadas em um plano de negócios, que irá ajudar a nortear todas as ações da empresa.

 

Sua equipe é sua parceira na gestão de negócios

 

A montagem de uma boa equipe também é uma dica essencial para a boa gestão empresarial. Mesmo havendo a necessidade de poucos auxiliares, procure pessoas que você tenha afinidade e que tenham o perfil adequado. Nesse sentido a Ancona Consultoria oferece a ferramenta on line APCP / análise do perfil comportamental profissional.

Dependendo do porte de seu negócio, familiares podem ser contratados, mas devem entender que no ambiente de trabalho as relações familiares não devem interferir. O que deve prevalecer é a qualificação da pessoa e como ela está desempenhando a função que lhe foi direcionada.

Porém, lembre sempre de agir com assertividade e justiça. Não tolere falhas de conduta por amizades ou parentesco com colaboradores. Dê sempre exemplos motivacionais e inspiradores, indiferente de quem tenha cometido tais erros. Procure manter um bom clima organizacional, principalmente nos momentos de maiores dificuldades.

Para uma boa gestão de negócios é preciso trabalhar em parceria com sua equipe de colaboradores. Busque elaborar um cronograma a ser seguido e oriente seu time de profissionais para que ele seja seguido à risca. Planejamento e disciplina são fundamentais para o bom desempenho e resultados da empresa.

Um chefe não é tão eficiente quanto um líder. Converse com cada membro da equipe para conhecer a todos e descobrir quais tarefas serão melhor executadas por cada um. Estimule o bom trabalho. Profissionais se tornam mais produtivos quando têm seu desempenho reconhecido pelos seus superiores. Esse é um dos segredos de uma boa estratégia de gestão empresarial.

 

Tenha um bom controle de estoque e produção

 

Os colaboradores do setor de estoque, por exemplo, devem estar sempre atentos e prontos para garantir a rotatividade das mercadorias. A falta de um controle de estoque é um impedimento para manter clientes fiéis. Manter as rédeas do negócio nas mãos está essencialmente na gestão do estoque, que muitas vezes não recebe a atenção devida.

Neste ponto, além de uma boa e qualificada equipe, é importante usar a tecnologia como aliada. Um bom sistema de gestão de negócios precisa contar com ferramentas para manter a situação do estoque sob controle e equilibrada. Para que todos os pontos da cadeia estejam na mesma página, essa é uma informação que pode ser fundamental para os gestores nas tomadas de decisão.

 

Esta dica também se aplica à empresas que prestam serviços. É preciso ficar sempre de olho na capacidade produtiva da equipe e evitar a concentração de muitas funções em poucos profissionais. Muitas vezes um funcionário sobrecarregado pode acabar comprometendo o funcionamento de toda cadeia de produção.

 

Relacionamento com o cliente é reflexo de uma boa gestão de negócios

 

O cliente é quem sustenta uma empresa e uma gestão de negócios eficiente e inteligente dedica parte importante do seu tempo com medidas voltadas para ele.

Mapeie seu negócio avaliando seus clientes em potencial. Tente mensurar a quantidade e qualidade de seus clientes, observando se o modelo de negócio que você está pensando está de acordo com o local onde pensa em se estabelecer. Estude com profundidade seu ponto de venda ou a localização do seu centro logístico.

Faça um levantamento sobre as tendências de consumo nos arredores do estabelecimento ou na região da sua empresa. Mas tome cuidado com os modismos. Eles têm tido vida curta e tendências rapidamente se tornam ultrapassadas, largando o empreendedor com um produto encalhado nas mãos. Assim, análises de longo prazo são essenciais nesse momento para gerar um relacionamento mais consistente e fiel com seus clientes.

 

 

Uma boa Gestão de negócios precisa de organização financeira

 

A falta de organização financeira não só atrapalha os negócios como pode colocar em risco a existência da sua empresa e o emprego de dezenas ou até centenas de colaboradores. Gerencie datas de pagamentos e recebimentos, notas fiscais, entre outros papéis importantes para manter as contas em dia. A eficiência empresarial depende de um controle do fluxo de caixa. Isto precisa ser feito de forma diária, semanal ou mensal. Este controle é um instrumento de análise poderoso para quem quer compreender, de fato, as receitas e as despesas do negócio e tomar as decisões corretas no momento certo.

 

Com todas estas informações em mãos, é possível descobrir se há dinheiro sobrando ou não, considerando variáveis como pico de vendas e data de vencimento de contratos. Assim, é possível colocar em prática uma gestão de negócios muito mais consistente para o bom desempenho da saúde financeira da sua empresa. Crie o hábito de provisionar verba de investimento para melhorias de produtos ou estruturais com alguma antecedência. Isto irá impedir que a empresa gaste mais do que o previsto, e também evita que o negócio fique estagnado por falta de investimento.

 

Esperamos que estas dicas tenham ajudado você a ter uma ideia mais clara de como implementar uma boa gestão de negócios dentro da sua empresa. Para receber mais conteúdos como este, inscreva-se em nossas newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon