7 dicas para ter uma boa gestão empresarial

October 24, 2018

Gestão empresarial é o conjunto de uma série de ações e estratégias que devem ser aplicadas em um negócio. Na gestão empresarial são utilizados os recursos financeiros, estruturais e humanos disponíveis ao empreendedor, criando um sistema organizacional elaborado sempre com foco em crescimento e alcance de resultados maiores e melhores.

 

 

 

Uma boa gestão empresarial é fundamental em um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e em constante mudança. Neste cenário é indispensável que a gestão empresarial seja assertiva para que as diretrizes e decisões gerem o impacto positivo necessário para a sustentação do negócio. Assim, é fundamental se capacitar e investir todos os recursos disponíveis para gerar um ambiente dinâmico que auxilie no desenvolvimento e gestão de longo prazo para a vida de uma empresa.

 

Possíveis erros no início da gestão empresarial fazem parte da experiência do empreendedor, são comuns e devem servir de aprendizado. Com esse conhecimento acumulado, as falhas serão minimizadas ao longo da sua trajetória. Para evitá-los desde já, veja 7 dicas para ter uma boa gestão empresarial.

 

Planejamento para uma boa gestão empresarial

 

Toda boa gestão empresarial se inicia com um bom planejamento. Atente-se a cada detalhe e cuide dos processos para que sejam os mais eficientes possíveis. Antes de dar o pontapé inicial, estude o mercado, seu segmento e o público-alvo. Até mesmo o cenário econômico no país e de que forma se sobressair aos concorrentes são parte importante desta pesquisa de campo inicial.

 

Tudo definido, implemente um cronograma a ser seguido e oriente seu time de profissionais para que ele seja cumprido à risca. Planejamento e disciplina caminham lado a lado rumo aos lucros da empresa. Porém, flexibilidade também é algo importante. Visualizar a necessidade de mudar os rumos ao longo do trajeto também fazem parte de uma boa gestão empresarial. Tudo isso deve ser organizado em um plano de negócios, que irá nortear todas as ações da empresa. Se quiser saber mais sobre plano de negócios, fizemos um artigo com tudo que você precisa saber.

 

Gestão empresarial também é controle de estoque

 

O controle e a gestão de estoque são pontos fundamentais a serem trabalhados para o sucesso de uma empresa e construção de credibilidade frente aos clientes. Produto anunciado que não é encontrado nas prateleiras é um erro básico. Produto que acabou e não foi reposto é venda perdida. Produto com validade vencida é desperdício de dinheiro.

 

Os funcionários do setor devem estar sempre atentos e prontos para garantir a rotatividade das mercadorias ou mesmo o responsável pela gestão empresarial deve providenciar tecnologia para agilizar e facilitar este controle de estoque de forma mais dinâmica. A falta de controle de estoque é um impedimento para manter clientes fiéis.

 

O papel do cliente na gestão empresarial

 

O cliente tem o papel mais importante na vida de uma empresa, é simplesmente ele quem a sustenta. Por isso, uma gestão empresarial inteligente deve investir parte do seu tempo com medidas voltadas para o relacionamento com seus clientes.

 

Discuta a abordagem, divulgação de produtos e serviços, atendimento, pós-venda, além de outros temas de profunda relevância para o bom relacionamento com seu público-alvo.

 

Estratégias para definir como você pretende fazer a captação de novos clientes também devem ser abordadas no momento de elaborar sua gestão empresarial. Para a empresa crescer você deve ir sempre além. Isso quer dizer deixar a zona de conforto e ir também em busca de clientes potenciais, além de gerir os já fidelizados. Uma dica valiosa para saber o que o seu cliente pensa e quais melhorias ele espera da empresa é fazer pesquisas periódicas de satisfação. Elas ajudarão a priorizar as ações mais desejadas pelos clientes no plano de melhorias.

 

Equipe capacitada e motivada

 

Forme sua equipe privilegiando a boa qualificação, experiência profissional, potencial e postura. Remuneração, neste caso, é sempre investimento para atrair uma equipe mais qualificada e sempre motivada. Atentando-se a todos esses pontos, o processo de escolha de funcionários fica menos arriscado, erros na escolha dos profissionais que irão te acompanhar nessa fase inicial podem ser um grande problema.

Para uma boa gestão empresarial é fundamental também investir na capacitação da sua equipe, minimizando pequenas falhas ou brechas no perfil de cada colaborador. Treinamento, incentivo à troca de ideias e conhecimento entre os integrantes da equipe só têm a agregar a uma boa gestão empresarial e ao alcance de resultados para a empresa. Um funcionário bem treinado é sinônimo de cliente bem atendido e satisfeito.

 

Liderança é dar exemplo numa boa gestão empresarial

 

Um chefe não é tão eficiente quanto um líder. Converse com cada membro da equipe para conhecer a todos e descobrir quais tarefas serão melhor executadas de acordo com o perfil de cada um. Um bom colaborador não necessariamente é aquele que executa todas as tarefas, mas é aquele que executa muito bem parte importante do processo e sabe trabalhar em equipe.

 

Profissionais se tornam mais produtivos quando têm seu desempenho reconhecido pelos seus superiores. Assim, estimular um bom trabalho é muito mais inteligente do que apenas exigir.  Esse é um dos segredos de uma boa estratégia de gestão empresarial. Com isso, você conquistará a confiança do seu time e terá um ambiente de trabalho vencedor.

 

 Controle de qualidade é o básico da gestão empresarial

 

Tenha um controle de qualidade rigoroso com os produtos ofertados. Não vincule seu nome a uma prestação de serviço de baixa qualidade, isso transmitirá uma ideia de relaxo, descaso e falta de atenção para com os clientes.

 

Ao se colocar no lugar do cliente, você sabe muito bem que não existe nada mais frustrante do que comprar um produto de baixa qualidade. O que fará o cliente comprar novamente um produto é a qualidade do que ele recebe e se a empresa cumpre com o que está vendendo. Os clientes devem estar sempre satisfeitos para voltarem a comprar. Sua empresa precisa deles para se desenvolver e se manter relevante no mercado. Para vender mais não pense em vender para muitas pessoas, mas sim vender muitas vezes para quem mais gosta do produto que você oferece.

 

Sem controle financeiro não há gestão empresarial que sobreviva

 

A cada quatro empresas que são abertas no Brasil, três delas não conseguem sobreviver ao primeiro ano de vida. Isso quer dizer que você deve se dedicar muito neste período crucial? Sim, mas não apenas isso. Não basta dedicação para ter uma boa gestão empresarial. Controle financeiro deve ser vigiado com rigor para planejar e gerir o desenvolvimento e crescimento futuro de um negócio.

 

A falta de organização financeira atrapalha os negócios. Para isso, é necessário uma equipe capacitada e que tenha recursos tecnológicos à disposição para gerenciar datas de pagamentos e recebimentos, notas fiscais, entre outros papéis importantes para manter as contas em dia. O objetivo de uma empresa é gerar lucro e uma gestão financeira eficiente é o primeiro passo para ver o negócio crescer.

 

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas sobre gestão empresarial.

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