O que você precisa saber sobre reestruturação organizacional

October 31, 2018

A reestruturação organizacional é o ato de aplicar uma série de medidas em todas as áreas de uma empresa, modificando processos e sistemas de uma organização, com a intenção de modificar a estrutura e os rumos de gestão desta companhia.

 Uma reestruturação organizacional desenvolve e aplica medidas para que as bases de dados, os controles e relatórios gerenciais funcionem de forma mais eficiente e auxiliem na tomada de decisões por parte de seus gestores, alocando as pessoas de acordo com suas competências, assim como, desenvolvendo suas habilidades latentes.

Normalmente uma reestruturação organizacional tem o propósito de eliminar o que não agrega valor ou atravanca processos, além de corrigir e melhorar o desempenho de todas as partes envolvidas, diminuindo inclusive seus custos, melhorando a motivação das pessoas e o desempenho de seus gestores.

Consequentemente, estas medidas influenciam na participação no mercado e na rentabilidade do negócio. Em resumo, é um trabalho de aperfeiçoamentos e correções de rotas que geram uma mudança no desempenho das pessoas e na cultura organizacional.

 

Reestruturação organizacional impacta na cultura de uma empresa

 

Em todo processo de reestruturação organizacional o maior obstáculo a ser vencido é a cultura dominante nos diversos setores de uma organização. Por mais conscientes que as pessoas estejam sobre a necessidade de promover uma mudança, elas resistirão a essa mudança por estarem acostumadas e aculturadas ao modelo dominante.

A cultura é resultado de um modelo mental, portanto não é possível mudá-la apenas com alterações estruturais. É preciso transformar a mente das pessoas e predispô-las a mudar a forma como atuam e seus papéis dentro da corporação. Por isso, todo plano de reestruturação organizacional precisa conter uma estratégia de transformação cultural, que será implementada antes que as transformações objetivas da estrutura sejam iniciadas.

 

 Quem e como se faz uma reestruturação organizacional

 

O primeiro passo de uma reestruturação organizacional e o mais importante entre todos eles, é resolver os problemas urgentes e de curto prazo, além de atender as necessidades do gestor e da organização também no médio prazo. Somente após esta etapa é que se inicia a aplicação das melhorias que vão garantir um crescimento gradual, saudável e rentável da empresa.

A forma como se diagnostica, se aplicam as soluções e se desenvolve o trabalho de reestruturação organizacional influencia diretamente no desempenho do negócio após este processo. Quem executa o que, como, em qual momento, de que forma, em qual ordem, em qual equipamento ou setor, sob quais circunstâncias, baseado em quais informações, com quem, com conhecimento das outras etapas do processo, etc. Todos estes pontos são de suma importância para alcançar os objetivos.

Qualquer detalhe que não seja praticado da forma correta ao longo do processo pode colocar tudo a perder. A reestruturação organizacional é uma oportunidade única de melhoria ou até de identificar um problema crítico que, se não for imediatamente solucionado, poderá trazer sérios problemas para a organização.

Um bom plano de reestruturação organizacional considera que todas as mudanças serão promovidas por etapas e que cada etapa precisa ser consolidada, antes de se iniciar a próxima. Com isso é possível garantir com mais segurança que não haverá retrocessos ao longo dos processos e que todos os envolvidos serão devidamente capacitados e adaptados às novas condições da estrutura.

 

Primeiro passo de uma reestruturação organizacional

 

Para o desenvolvimento de pequenas empresas, o primeiro passo na reestruturação organizacional é identificar e desenvolver suas lideranças. É necessária uma liderança madura, que seja capaz de perceber a importância do desenvolvimento da organização e, por conseguinte, a necessidade de sua reestruturação para poder aplicar as medidas estabelecidas ao longo do processo.

A visão de negócios da liderança de uma pequena empresa que está em processo de reestruturação organizacional será bastante ampliada e os modelos tradicionais de liderança baseada em hierarquia tendem a ser suplantados por modelos mais horizontais. Com medidas como esta, se torna natural o surgimento de novos líderes, em geral, forjados informalmente e que percebem a oportunidade de ascenderem na empresa, para posições de liderança formal.

Com o avanço de um processo de reestruturação organizacional, pequenas empresas tornam-se mais exigentes com relação aos controles das informações e a oferta de informações com mais qualidade. As reestruturações exigem troca de sistemas de tecnologia da informação e melhoria dos processos de análise de dados e tomadas de decisão. Com uma nova estrutura, informação passa a ser o carro chefe que dita as regras da organização, para que ela não perca agilidade e conduza suas decisões com mínimas possibilidades de erro.

 

A reestruturação organizacional e o modelo de negócio

 

As pequenas empresas não costumam ter um portfólio de serviços muito amplo, por isso esse é um item pouco afetado pelas ações de reestruturação. O que verificamos, na maioria dos casos, é uma consolidação do portfólio, suprimindo ofertas obsoletas ou inadequadas, desdobrando ofertas que se mostrem mais rentáveis ou reorientando o portfólio para um novo perfil de público alvo.

 

Tanto para pequenas, quanto médias ou grandes empresas, a reestruturação organizacional tem papel fundamental em qualquer plano estratégico de crescimento e, para isso, se faz necessário o apoio e olhares externos para diagnosticar e aplicar novas ideias, processos e modificações na cultura da organização, o que costuma demandar muito trabalho e sacrifícios de todos que fazem parte de uma equipe empresarial. No entanto, todo esforço vale a pena para alcançar os resultados e crescer. Afinal, uma empresa que não evolui está fadada a se tornar irrelevante ao longo do tempo.

 

A Ancona Consultoria é uma consultoria que presta serviços de reestruturação organizacional para empresas de todos os portes, com os mais variados objetivos. Se você gostaria de saber se uma reestruturação organizacional é o que a sua empresa precisa, fale com um de nossos consultores e peça uma avaliação prévia gratuita.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Categorias

Please reload

Newsletter

Redes Sociais

  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • Instagram

Posts Recentes

Please reload

Copyright © 2018 Ancona Consultoria. Todos os direitos reservados.
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon